Salvador

Grupo protesta contra direção do Detran-BA na Avenida ACM

Leitores BNews
Por causa da manifestação, motoristas enfrentam engarrafamento que atinge saída da Avenida Paralela  |   Bnews - Divulgação Leitores BNews

Publicado em 21/12/2018, às 07h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um protesto complica o trânsito na Avenida Antônio Carlos Magalhães, próximo do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Salvador, na manhã desta sexta-feira (21). As informações foram confirmadas ao BNews pela Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador).

O grupo, que carrega faixas, pede a saída do diretor da autarquia estadual, Lúcio Gomes. “O protesto é contra o diretor que está desobedecendo uma ordem judicial e o Ministério Público”, disse um dos integrantes ao site.

Por causa da manifestação, motoristas já enfrentam engarrafamento na saída da Avenida Luís Viana Filho, a Paralela. Uma unidade da Polícia Militar foi encaminhada ao local. Os manifestantes chegaram a desobstruir a via, mas depois retomaram o protesto.

Nesta semana, o BNews publicou com exclusividade uma recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) assinada pelas promotoras de Justiça Rita Tourinho e Célia Oliveira Boaventura. As representantes do órgão público pediram a suspensão da Portaria 1457/2018, além da adoção de procedimentos legítimos que garantam a legalidade e moralidade dos processos de credenciamento/cadastramento de empresas para fabricação das placas, de acordo com o novo sistema de identificação.

Além disso, está em vigência uma liminar concedida pela Justiça, no dia 30 de novembro, que suspendeu a portaria do Detran que fixa regras para empresas serem autorizadas a emplacar veículos com o novo modelo de placas, seguindo o padrão do Mercosul. O pedido foi feito pela Associação Baiana de Empresas Estampadoras de Placas e Tarjetas Automotivas (ABEEP), que considerou o prazo de 30 dias curto para cumprir as exigências.

O novo padrão de emplacamento começará a ser feito no dia 26 de dezembro, após o feriado de Natal. Para atualizar o sistema, o Detran vai suspende os serviços relacionados a emplacamento, nesta sexta-feira (21), às 12h, que voltarão à normalidade na próxima quarta-feira (26), às 8h.

Os processos abertos e com taxas pagas até 21 de dezembro serão finalizados seguindo o modelo atual da placa cinza. O órgão recomenda que os usuários solicitem aos estampadores a produção das placas, considerando a data como limite. Se o pedido acontecer após o prazo, será necessário fazer o emplacamento Mercosul, sem custo adicional. No caso de processo aberto, taxa paga e placa atual já confeccionada, o cidadão deve se dirigir rapidamente ao Detran para concluir o serviço até a manhã desta sexta-feira, para evitar despesas com a nova identificação veicular.

A autarquia alerta que a fabricação da placa cinza estará proibida, a partir de 26 de dezembro. O padrão Mercosul será obrigatório para veículos novos e nos casos de transferência de propriedade e estado, mudança de município e categoria e troca de placas atuais danificadas. Para tirar dúvidas, o cidadão pode acessar o site do Denatran (www.denatran.gov.br) ou entrar contato com o Detran pelo telefone (71) 3116-4206.

Relacionadas
Detran-BA descumpre decisão judicial e beneficia empresa “fantasma” de placas Mercosul
Detran rebate denúncia e diz que cumpre decisão judicial sobre placa Mercosul

Atualizada às 08h20

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp