Salvador

Cardíacos contam com novo protocolo de urgência no SAMU Salvador

Divulgação
Outra meta é otimizar o tempo de espera na fila de regulação  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/02/2019, às 22h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A rede municipal de saúde de Salvador implantou o "Protocolo Bloqueio Átrio Ventricular Total (BAVT)” com o objetivo de reduzir a mortalidade, melhorar o tempo e os recursos para os pacientes que sofrem de bradiarritimias graves, doença que pode levar à morte súbita. Estas arritmias fazem com que a frequência cardíaca reduza a ponto de o coração parar de bater adequadamente. Sessenta pessoas foram avaliadas pelo protocolo em cinco meses de funcionamento.

A equipe de Cardiologia do SAMU dará assistência, a partir de agora, aos pacientes admitidos na rede com bloqueios atrioventriculares graves. Os profissionais pretendem avaliar com mais agilidade e precisão a indicação do implante de um marcapasso. 

Outra meta do protocolo é otimizar o tempo de espera na fila de regulação, já que, na maioria dos casos, apesar dos centros de referência oferecerem suporte, o acesso é tardio para os pacientes. O SAMU está como responsável pela coordenação e articulação da rede, que tem como destino os hospitais Santa Izabel e Ana Nery, referências nesse tipo de atendimento. 

"A nossa equipe deve colher os dados que irão permitir ao cardiologista de plantão avaliar a necessidade do implante precocemente ou mesmo rastrear suporte para reverter o quadro, bem como identificar o risco de infecções nos candidatos ao implante. Após aplicado o protocolo, o encaminhamento para implantar o dispositivo é realizado com brevidade" esclareceu a coordenadora da equipe de Cardiologia do SAMU, Pollianna Roriz. Como muitos marcapassos podem ter o seu implante programado, a Secretaria Municipal de Saúde estuda ampliar o protocolo BAVT, levando a estratégia para o nível ambulatorial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp