Salvador

Agentes da Transalvador passarão a utilizar câmeras corporais em abordagens

Vagner Souza / BNews
Uniforme novo do órgão também foi apresentado em evento na tarde desta quinta-feira (14)  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 14/02/2019, às 15h44   Brenda Ferreira


FacebookTwitterWhatsApp

A partir desta sexta-feira (15), os agentes da Superintendência de trânsito de salvador (Transalvador) vão circular pela cidade com um novo uniforme e uma câmera corporal. As novidades foram apresentadas pelo órgão em um evento que aconteceu na tarde desta quinta-feira (14), no teatro Gregório de Mattos. 

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito ACM Neto (DEM), o secretário de Mobilidade de Salvador Fábio Motta e o superintendente da Transalvador Fabrizzio Muller, que apresentou detalhes do novo instrumento. 

O equipamento intitulado de “body cam” vai gravar e armazenar imagens de abordagens de rotina feitas pelos agentes e vão estar acopladas às fardas. 

Segundo Fabrizzio Muller, inicialmente serão 100 câmeras de uso individual e vão funcionar em operações como Lei Seca, Zona Azul e fiscalização. 

“É o primeiro órgão do Brasil a utilizar esse sistema. É muito utilizado por forças policiais sobretudo nos Estados Unidos. Dentro da Transalvador temos um plano de gestão e dois dos itens dos nossos objetivos é melhorar a imagem da Transalvador perante o cidadão e modernizar a própria gestão. Então essa câmera traz esses dois benefícios. Tanto de modernizar a própria operação de trânsito quanto e melhorar a imagem do agente de trânsito”, explicou o superintendente em entrevista ao BNews

Questionado como o equipamento vai funcionar na prática, Muller esclareceu: Vai estar funcionando em tempo integral. A partir do momento que o agente tiver em contato com o cidadão, ele tem que, obrigatoriamente, ativar a gravação da câmera e vai se dar uma abordagem normal, dentro dos procedimentos esperados de um agente da Transalvador. Caso isso resulte em algum tipo de situação além do normal, essas imagens vão estar arquivadas para posterior avaliação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp