Salvador

Abrigo é notificado pela Vigilância Sanitária e tem 48 horas para remover idosos

Reprodução/Facebook
SMS afirmou que irregularidades sanitárias prejudiciais à saúde dos idosos foram detectadas na Instituição  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 14/03/2019, às 18h40   Shizue Miyazono


FacebookTwitterWhatsApp

O Lar São Francisco de Paula, localizado no Caminho de Areia, foi notificado pela Vigilância Sanitária e tem 48 horas para providenciar a remoção dos idosos até que todos os problemas sejam resolvidos. Ao BNews, o presidente do Lar, Georgemar Costa Coelho, afirmou que os problemas do abrigo são em relação a estrutura da casa, que é muito antiga.

“Precisa de algumas adequações e reformas. Aqui a gente trabalha com um público de baixa renda, a casa vive de doações. Temos que fazer a reforma, mas não se tem como, estamos tentando fazer aos poucos”, explicou Coelho.



O presidente afirmou que não tem como remover os idosos, pois muitos não têm família. “Tem idoso que não tem onde morar, eu vou colocar onde? Eu que tenho que me virar. Alguns têm família e outros são abandonados mesmo. Simplesmente eu vou ter que entregar os idosos para o estado, a Prefeitura que escolha o lugar para eles irem”, desabafou Coelho.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde esclareceu que devido às irregularidades sanitárias detectadas na Instituição, prejudiciais à saúde dos idosos, a Vigilância Sanitária notificou o estabelecimento para regularização da situação de acordo com as normas vigentes. “No prazo de 48h os abrigados deverão ser transferidos enquanto durar as adequações na Instituição, que posteriormente poderá voltar a exercer suas atividades. Desde novembro do ano passado o abrigo vem sendo monitorado e orientado sobre a necessidade de melhoria das condições do local”, afirmou.

Já o secretário Leo Prates, da secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza explicou que a Semps está acompanhando de perto o caso, e uma equipe de abordagem social foi ao local fazer uma triagem para entrar em contato com as famílias e fazer um diagnóstico da situação dos idosos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp