Salvador

Entidades realizam evento gratuito de prevenção de acidentes na construção civil em Salvador

Reprodução
No ano de 2017, ocorreram 94 acidentes de trabalho com morte no estado da Bahia  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 01/04/2019, às 11h04   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e apoio do Serviço Social da Indústria da Bahia (SESI-BA), realiza evento regional da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção - CANPAT Construção, no dia 09 de abril, a partir das 8h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia  (FIEB-BA), em Salvador.

A capital baiana é a sexta cidade a receber o evento de mobilização da CANPAT Construção no ciclo de 2018/2019, iniciado em outubro do ano passado, em Brasília, que tem reforçado regionalmente que prevenir não deve ser visto como custo e sim investimento. Os maiores incidentes no setor estão relacionados a choque elétrico, queda e soterramento.

“É muito mais caro remediar os danos econômicos e sociais gerados por acidentes de trabalho, do que prevenir”, destaca o vice-presidente de área da CBIC e presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho.

De acordo com os dados do Instituto Nacional do Seguro Social - Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência e Superintendência Regional do Trabalho (ST), no ano de 2017 ocorreram 94 acidentes de trabalho com morte no estado da Bahia, sendo 15 no setor da construção civil. No ano de 2018 aconteceram 93 acidentes fatais no estado, sendo 09 no setor da construção.

“Estes números ainda são alarmantes para o setor que luta por “acidentes zero”. Por isso, buscamos com este evento, capacitar e conscientizar os profissionais da área e técnicos de segurança sobre a importância da prevenção dos acidentes e doenças do trabalho, com o intuito de diminuir ainda mais estes dados”, afirma Carlos Henrique, presidente do Sinduscon-BA.

Os interessados podem fazer a inscrição no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfX6Npz189ijUUs4LRnsesyRNyWu7ctaBA65EJ8Bw9_ITFqfA/viewform

De iniciativa da CBIC, participam da CANPAT Construção o Serviço Social da Indústria (Sesi-DN), o Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e a Fiscalização do Trabalho.

Ações Prévias da Canpat
No período de 12 a 15 de março, a CBIC, Sinduscon-BA  e Sesi realizaram palestras sobre “Trabalho em altura” em canteiros de obra, em Salvador e Região Metropolitana. Ao todo foram visitados 06 canteiros de obra e capacitadas 685 pessoas, entre trabalhadores e equipe técnica. A ação fez parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – CANPAT.  

Segundo a engenheira Isnaia Cardoso da Silva, Especialista do SESI, as quedas com diferença de nível é uma das principais causas de acidentes de trabalho graves e fatais no Brasil. “Os acidentes de trabalho provocados por quedas em altura na indústria da construção estão relacionados principalmente à ausência de proteções coletivas, os EPI’s, procedimentos que visem à eliminação do perigo e capacitação e treinamento dos trabalhadores envolvidos na atividade. Por isso, focamos em nossas palestras apresentar para os trabalhadores os principais requisitos da NR-35 (Norma Regulamentadora – Trabalho em Alturas), planejamento das atividades e execução com segurança do trabalho em altura, ao final foi exibido vídeos educativos do SESI e CBIC”, comenta.

Serviço
Evento Regional da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – CANPAT Construção
GRATUITO – Vagas Limitadas
Quando: 09 de abril 
Onde: Auditório da FIEB, Rua Edistio Pondé, 342, Stiep 
Horário: das 8h às 12h30 
Mais informações no Sinduscon-BA

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp