Salvador

Altas temperaturas e umidade do ar causaram fortes chuvas em Salvador nesta quinta-feira (4)

Vagner Souza/BNews
Maior intensidade registrada em Periperi, Subúrbio Ferroviário, onde choveu em apenas 30 minutos (entre 10h30 às 11h) 80 mm  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 04/04/2019, às 17h22   Redação BNews



A intensa chuva que atingiu Salvador na manhã desta quinta-feira (4) foi resultante de um sistema atmosférico, conhecido entre os meteorologistas por Distúrbio Ondulatórios de Leste (DOL), comum na atmosfera tropical, que se caracteriza por altas temperaturas e muita umidade. A informação é da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Segundo o órgão, o fenômeno se desloca sobre o Oceano Atlântico até o litoral e a Zona da Mata nordestina. “Este sistema se forma rapidamente e causa eventos chuvosos significativos em curtos intervalos de tempo”, explica o diretor geral da Codesal Sosthenes Macêdo.

Ele acrescenta que o DOL, que se formou sobre a capital, por volta das 9h50, teve duração de cerca de três horas e se sentiu com maior intensidade em Periperi, Subúrbio Ferroviário, onde choveu em apenas 30 minutos (entre 10h30 às 11h) 80 mm.

Ainda conforme a Codesal, para o período de hoje a domingo (8) estão previstas pancadas de chuvas fracas a moderadas na capital baiana a qualquer hora do dia. Essas precipitações estão associadas à formação ode áreas de instabilidade sobre o Oceano Atlântico, não se descartando risco para alagamentos e deslizamento de terra.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp