Salvador

Salvador entra em nível de atenção por causa de risco alto de deslizamentos devido a chuvas

Vagner Souza/ BNews
Codesal vai "redobrar atenção" para minimizar estragos das chuvas na cidade  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 11/04/2019, às 12h27   Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

A Defesa de Civil de Salvador (Codesal) emitiu nesta quinta-feira (11) nível de atenção na cidade devido às fortes chuvas que atingem a capital baiana. Segundo boletim divulgado pelo órgão, a medida foi tomada depois que o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontou risco alto de deslizamentos de terra no município e previsão de continuidade de chuvas moderadas nos próximos dias. 

Segundo o titular da Codesal, Sósthenes Macedo, com o nível de atenção, os órgãos da prefeitura que compõem o Sistema de Proteção em Defesa Civil - secretarias de Manutenção, Desenvolvimento e Urbanismo, Limpurb, prefeituras-bairro, Guarda Civil Municipal e Desal - precisam “redobrar a atenção” para minimizar os estragos da chuva na cidade.

“Nós vamos realizar vistorias nas áreas mais críticas de perigo de deslizamento e reforçar o trabalho desses órgãos, para que eles fiquem em alerta”, explicou o superintendente ao BNews

O boletim do Cemaden identificou um evento chamado movimento de massa alto. Isso significa que as áreas de risco desses movimentos caracterizam-se pela ocupação de ”encostas de declividades variadas com residências de alta vulnerabilidade estrutural próximas a taludes de corte/aterro.” Ainda de acordo com o Centro, esta situação, associada ao risco de chuvas constantes e acumuladas, indica que pode ocorrer um número “significativo” de deslizamentos em encostas naturais. 

O Cemaden recomendou atenção às áreas de risco mapeadas pela Codesal, com adoção de ações como verificação in loco destas localidades, acionamento dos órgãos municipais de apoio, preparação de rotas de abrigo e fuga, entre outras. A estimativa é de que 42.662 mil pessoas estejam morando em áreas de risco em Salvador. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp