Salvador

Blitz: 318 condutores foram abordados e 14 se recusaram a fazer o teste

Imagem Blitz: 318 condutores foram abordados e 14 se recusaram a fazer o teste
Nesta quarta (9), 14 novos radares começam a funcionar em Salvador  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/11/2011, às 11h42   Caroline Gois


FacebookTwitterWhatsApp

De sexta-feira (4) até este domingo (6), 318 condutores foram abordados na blitz da Lein Seca, realizada nas principais vias da capiatal baiana. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador), 14 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro. Quatro condutores apresentaram, após o teste, quantidade de álcool no sangue - um até 0,29 mg e dois acima deste valor. Vinte e uma carteiras de motoristas foram recolhidas e encaminhadas ao DETRAN e trinta e um veículos foram removidos. Já com relação aos autos de infração - 18 foram registrados pela Lei Seca e 62 por motivos diversos.
Na operação, 32 agentes da Transalvador participaram das abordagens. Eles contaram com 13 viaturas e dez reboques, além de três advogados, 12 prepostos da Polícia Militar (PMBA) e 16 prepostos do DETRAN.
O STF (Supremo Tribunal Federal) considerou que beber e dirigir é crime mesmo que não haja dano a terceiros. A decisão, de 27 de setembro, é da Segunda Turma do STF. 
De acordo com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, quem conduz veículo com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior ao permitido pode ter pena de seis meses a três anos, multa e suspensão da habilitação.
E nesta quarta-feira (9), os 14 novos radares começam a funcionar na capital. Os equipamentos - que atualmente somam 37, serão disponibilizados entre as principais avenidas da capital baiana. (ver lista abaixo). A novidade também é a instalação de mais uma lombada eletrônica na Avenida Bonocô sentido BR-324 e que vai funcionar dentro de 30 dias.
Na Avenida Paralela, que já conta com seis radares, três novos serão instalados: um na altura da Grande Bahia, outro na altura da FTC e outro próximo ao Condomínio Flamboyants.
A partir do dia 9, além dos 51 radares que farão a fiscalização, mais 32 lombadas eletrônicas e 60 fotosensores híbridos regulam e fiscalizam a velocidade das vias de Salvador.
Confira as ruas em que os radares foram instalados e a velocidade máxima permitida:
Quatro radares na Avenida Luiz Viana (Paralela) – 80 km/h
Dois radares na Avenida Reitor Miguel Calmon – 70 km/h
Dois radares na Avenida Octávio Mangabeira – 70 km/h
Dois radares na Rua Silveira Martins (Cabula) – 50 km/h
Dois radares na Avenida Barros Reis – 60 km/h
Um radar na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) – 70 km/h
Um radar na Rua Marquês de Monte Santo (Pituba) – 50 km/h

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp