Salvador

Enchente invade as ruas do bairro de Piatã; moradores culpam obra por alagamento

BNews
Chuva que começou na tarde de sexta-feira continua a cair na manhã deste sábado (11)  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 11/05/2019, às 09h31   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Os moradores do bairro de Piatã sofrem com a forte chuva que toma conta de Salvador neste sábado (11). A região amanheceu alagada e a população culpa uma obra de macrodrenagem do Rio Jaguaribe pelo problema.

"Com as obras na orla, nas imediações do SESC, fizeram uma passagem para as máquinas transitarem de um lado para outro e, como utilizaram duas pequenas manilhas ou um pouco maior, fazendo com isso um dique", relata um morador do condomínio Jardim PlacaFord, na rua Eng. Erociano da Cruz, ao BNews. Segundo ele, a água continua a subir.

"Em decorrência das chuvas que caem intermitentemente em Salvador a mais de 12 horas, gerou um represamente do Rio Jaguaribe, que passa aqui pela Orlando Gomes e alagou toda a região, semelhante a 16 anos atrás. Estamos no sufoco precisando das ações conjuntas dos órgãos públicos para resgatar idosos, crianças e demais moradores", completa.

O BNews procurou a assessoria de imprensa da Superintendência de Obras Públicas do Salvador – SUCOP, órgão ligado a Prefeitura de Salvador, e declarou que a obra é do Governo do Estado. A reportagem também entrou em contato com a Conder, que enviou um posicionamento sobre o caso.

"A Conder informa que as obras de macrodrenagem realizadas no Rio Jaguaribe em nada interferem no sistema pluvial da cidade. Ao contrário, quando o serviço estiver concluído, vai facilitar o escoamento das águas da chuva. A Conder também esclarece que as obras de macrodrenagem do Rio Jaguaribe estão concentradas em dois trechos: nas imediações do clube Sesc de Piatã e na área adjacente à Avenida Paralela. As ruas mencionadas no bairro Jardim Placaford estão afastadas da área com obras em execução, portanto não tem ligação com as intervenções sob a responsabilidade do Governo do Estado", declara a Conder.

Temporal
A chuva que começou na tarde de sexta-feira continua a cair na manhã deste sábado (11), em Salvador. Segundo boletim da Defesa Civil (Codesal), foram registradas 29 ocorrências de meia-noite até as 7h05. Foram 19 alagamentos de imóveis, seis deslizamentos de terra, duas árvores caídas, uma árvore ameaçando cair e um desabamento de muro.

São esperadas pancadas de chuvas fracas a moderadas, com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra neste sábado, segundo a previsão do tempo. No domingo, há uma tendência de pancadas de chuvas com intensidade variando entre fraca a moderada, com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra.

Leia também:
Chuva continua e alaga ruas de Salvador

(Atualizado às 12h11)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp