Salvador

Novo Centro de Convenções da Bahia deve ficar próximo ao terminal de ferry-boat, diz secretário

Divulgação
Segundo Fausto Franco, anúncio deve ser feito pelo governador Rui Costa nos próximos 60 dias  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/06/2019, às 13h30   Bruno Luiz


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, afirmou nesta quarta-feira (19) que o novo Centro de Convenções do Estado será construído no Centro Antigo de Salvador. 

De acordo com ele, o equipamento não ficará no terreno onde hoje está alocado o Grupamento dos Fuzileiros Navais, no bairro do Comércio, como cogitado inicialmente. O novo CCB deve ser levantado em uma área próxima ao Terminal Marítimo de São Joaquim, que abriga o sistema ferry-boat.

Em entrevista ao BNews, Fausto disse que o anúncio deve ser feito pelo governador Rui Costa nos próximos 60 dias.  

“O Centro está muito perto [de ser anunciada sua construção]. Certamente, será aqui no Centro Antigo da cidade, uma área em que a gente está trabalhando muito na revitalização. Seria mais em direção ao ferry boat, depois dele. É uma região que o governo tem terrenos, e o governo está fazendo acordos de desapropriação”, revelou o secretário ao não dizer, no entanto, qual seria especificamente o local. 

Uma das opções para abrigar o novo Centro era também uma área no Parque de Exposições, na Avenida Paralela, que poderia gerar benefícios pela proximidade do Aeroporto Internacional de Salvador e do metrô, facilitando o acesso e fluxo de pessoas. O trade turístico, no entanto, se opôs à ideia.

Agora, o governo avalia que construir o equipamento no Centro Antigo conciliaria com os interesses do estado de revitalizar a área.  

“Temos aí a obra do VLT que vai sair agora, a gente tem essa Baía de Todos os Santos que é única. Então é sinérgico que a gente tenha um Centro de Convenções na beira da Baía de Todos os Santos”, explicou.

Mudança
A ideia de construir um novo Centro de Convenções surgiu após o antigo, localizado no Stiep, ter desabado parcialmente, em setembro de 2016. Segundo laudo do Departamento de Perícia Técnica (DPT), a queda ocorreu por falta de manutenção no equipamento.

A prefeitura de Salvador está construindo um equipamento. O espaço, que ficará na área do antigo Aeroclube, na Boca do Rio, está com 40% das obras concluídas, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). A previsão é de que a inauguração do local ocorra em dezembro deste ano. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp