Salvador

Estrutura física da barragem de Pituaçu não apresenta risco aos moradores do Bate Facho, afirma Embasa

Divulgação / Defesa Civil
Hoje (26), por motivos ainda não identificados, as sirenes tocaram durante a madrugada   |   Bnews - Divulgação Divulgação / Defesa Civil

Publicado em 26/07/2019, às 12h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Na madrugada desta sexta-feira (26), a sirene da Barragem de Pituaçu tocou e assustou os moradores da comunidade do Bate Facho, no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Por volta das 4h, moradores ouviram uma das sirenes e saíram correndo das casas.

Em nota, a Embasa informa que realiza regularmente inspeções na estrutura da barragem de Pituaçu, que se encontra íntegra e sem riscos estruturais. "Os níveis da barragem são monitorados diariamente pelos técnicos da empresa e, no momento, não há risco de enchente. Há cerca de um ano, a empresa iniciou a implantação de um sistema de monitoramento, visando proporcionar maior segurança aos moradores do Bate Facho, cujas residências foram erguidas a jusante (no sentido do fluxo da água) da barragem. O plano de emergência já foi apresentado aos moradores e inclui a transmissão de sinais de sirene, mensagens de voz, mensagens de texto enviadas para celulares cadastrados, sinais luminosos e evasão por rotas de fuga a serem traçadas pela Codesal. Os moradores do Bate-Facho, há cerca de um ano, vêm sendo orientados sobre a existência desse sistema e como ele vai funcionar".

Ainda conforme a Embasa, a implantação do sistema de monitoramento vem sendo acompanhada pela Defesa Civil do Estado e do Município e pela comunidade do Bate-Facho. Hoje (26), por motivos ainda não identificados, as sirenes tocaram durante a madrugada. Devido a esse incidente, os técnicos da empresa estão verificando os equipamentos e conversando com os fornecedores para identificar as causas do ocorrido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp