Salvador

Festival da Primavera: Sempre apoia 10ª Mostra do Casulo de Artes Inclusivas

Divulgação
Neste sábado é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 21/09/2019, às 19h49   Redação BNews



No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, atividades de música, dança, artes cênicas e feira de economia criativa movimentaram a Praça da Inglaterra, no Comércio. A 10ª Mostra do Casulo de Artes Inclusivas, uma iniciativa de artistas com deficiência para dar visibilidade a arte produzida por eles, foi realizada pela primeira vez em praça pública. A ação é fruto da articulação efetuada pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), através da Unidade de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência (UPCD), com a Fundação Gregório de Matos - FGM e a Empresa de Turismo S.A. - SALTUR para que a atividade integrasse a programação da Festival da Primavera de 2019.

Ana Paula Matos, Secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, explicou que essa é uma ação que busca assegurar os direitos das pessoas com deficiência, pois “a UPCD saiu do gabinete do prefeito e veio para a SEMPRE para que a gente pudesse fazer um trabalho efetivo não só de assistência social, mas também de direitos humanos. A Mostra Casulo de Artes Inclusivas é uma marca da nossa ação. Fizemos articulações com outros órgãos municipais e, a partir de agora, avançaremos na inclusão de artistas com deficiência nos festivais ou editais da prefeitura. Esse festival e essa inclusão são muito importantes para a Secretaria, mas sobretudo para a cidade e para a população.”

A ideia do projeto Casulo surgiu, há dez anos, para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, mostrar suas potencialidades artísticas, e para falar de cidadania, respeito, direitos, com arte, ludicidade e criatividade. 

“É super importante poder fazer essas apresentações em praça pública” ressaltou Ninfa Cunha, artista PCD e coordenadora do projeto. “As apresentações sempre aconteciam nas instituições ou em teatros, e por isso, apresentávamos para nossos pares. Trazer para a rua, mostrar para o público geral e estar no Festival Primavera, que é uma referência na cidade do Salvador, são conquistas gigantes. Só tenho a agradecer a Prefeitura, a Sempre e os demais órgãos municipais por esse olhar cidadão e pela atitude de dar essa oportunidade para a gente”.  

Participaram da ação expositores individuais e representantes de instituições de diversos segmentos da deficiência como a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, OSID - Obras Sociais Irmã Dulce, AMA - Associação de Amigos do Autista, CEPRED - Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência, ABADEF - Associação Baiana de Deficientes Físicos, CEEBA - Centro de Educação Especial da Bahia CEEBA e ABASI-Academia Baiana de Saúde Integral. 

O diretor da UPCD Wagner Andrade ressaltou que esta ação de hoje é muito importante, pois concretiza a inclusão. “Pela primeira vez temos artistas com deficiência se apresentado no Festival da Primavera, um evento consolidado no calendário do município e que está sendo realizado em um espaço requalificado pela prefeitura, e que atende todas as normas de acessibilidade. Desta forma damos visibilidade a essas pessoas que trabalham dentro das organizações da sociedade civil”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp