Salvador

Novo projeto arquitetônico da Colina Sagrada conta com arte contemporânea de Bel Borba

Divulgação
O Velário conta com um painel em azulejo, assinado pelo artista plástico Bel Borba, patrocinado pela familia de André Guimarães.  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/10/2019, às 20h06   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O projeto arquitetônico e urbanístico de requalificação da Colina Sagrada e Igreja do Bonfim ganhou novos contornos com a inauguração de dois espaços nesta sexta-feira (4): o Velário e Água Benta. Uma missa campal marcou o evento que teve a participação de muitos fiéis.

O Velário conta com um painel em azulejo, assinado pelo artista plástico Bel Borba, patrocinado pela familia de André Guimarães.

“Uma sexta-feira bem ao gosto de meu pai se estivesse vivo. Apoiar uma obra desta significação para os baianos e homenagear o nosso querido e saudoso pai é muita honra e muito prazer para nós e nossa organização", afirma Denis Guimarães, diretor Comercial da André Guimarães Construções.

“O antigo espaço do Velário e Água Benta, além de inadequado do ponto de vista da segurança física do patrimônio, geravam certo tumulto e não atendiam bem aos fiéis, ressalta Bel Borba, artista plástico.

"Este novo ambiente, mais reservado e com a implantação do painel prima, sobretudo, pela arte contemporânea, através de uma linguagem predominantemente minimalista, com uma cruz vazada no meio. E expressa   movimentos feitos com a tinta azul de porcelana que podem sugerir multidões, também remete ao mar e faz uma associação com a água salgada e água benta”, descreveu Bel

O projeto, assinado pela Sotero arquitetos, contam com espaços dentro e ao redor da Igreja  reposicionados ao longo de todo o casario da Praça, que ficado lado direito da Igreja.

"O novo complexo tem uma amplitude muito melhor, mais organizada e acessível, possibilitando aos fiéis uma rica experiência de imersão dentro de um verdadeiro santuário. O  complexo começa com as Capelas das Velas, da Água Benta e do Batismo. Os visitantes também contam  com oito módulos de confessionários, uma recepção para a entrada do Museu dos Ex-votos, Sala dos Milagres, a loja oficial do Bonfim e um café para degustação dos passantes", afirma Mascarenhas. 

A peça assinada por Bel Borba mede 12,00m x 1,70m, fica localizada na Capela da Água Benta, ao lado da Igreja do Bonfim. A peça também remete ao mar e faz uma associação com a  água salgada e água benta. A produção da obra de arte contou com o patrocínio da construtora que fez esta homenagem póstuma ao seu fundador, André Guimarães

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp