Salvador

Após polêmica, "vaca pintada" de baiana de acarajé é retirada da Graça

Reprodução/Facebook
A peça é uma das 59 esculturas espalhadas pela capital baiana, que são resultado de pinturas feitas por artistas locais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Facebook

Publicado em 11/10/2019, às 17h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma escultura de uma vaca pintada de baiana de acarajé foi retirada do bairro da Graça, em Salvador, nesta sexta-feira (11), após polêmica nas redes sociais, quando usuários compartilharam publicações avaliando a obra como racista.

A peça é uma das 59 esculturas espalhadas pela capital baiana, que são resultado de pinturas feitas por artistas locais. Elas fazem parte da 13ª edição da CowParade, considerado o maior evento de arte a céu aberto do mundo. A assessoria do evento confirmou ao BNews a retirada da peça.

A CowParade tem realização do Ministério da Cidadania, além do apoio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), ligada à prefeitura.

"Não é nem vaca e nem humano, é uma mulher negra. O artista vai dizer que não pensou isso, e eu acredito nele. Isso [racismo] opera numa subjetiva [metafísico] tão f***** que alicerça a vida do sujeito e ele quase nunca se percebe [já naturalizou] até materializar", escreveu um usuário do Facebook.

No site oficial do evento não consta o nome do artista responsável pela pintura, como consta em outras peças.

Por meio de nota, a assessoria da CowParade defendeu a escultura, afirmando que, na verdade, trata-se de uma homenagem às baianas de acarajé.

Confira abaixo a nota na íntegra:

A CowParade Brasil esclarece que a escultura que foi exposta na Avenida Euclides da Cunha, em Salvador, presta uma homenagem às baianas de acarajé e ao seu importante ofício, reconhecido como patrimônio Cultural Imaterial da Bahia desde 2012. Informa ainda que, antes da exposição na rua, a homenagem foi vista, reconhecida e endossada pela Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), na pessoa da sua atual presidente Rita Santos.

Atualizado às 19h56

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp