Salvador

Laudo de engenheiro rebate relatório da Codesal sobre risco de desabamento de obra na Vitória

Reprodução/Leitor BNews
A análise foi encomendada pela Incorporação Porto Victoria Empreendimentos Imobiliários, responsável pelo Condomínio Residencial Porto Victoria, localizado na mesma rua da obra  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Leitor BNews

Publicado em 19/11/2019, às 19h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um laudo técnico assinado pelo engenheiro civil Minos Trocoli de Azevedo afirma que uma obra na Rua Aloísio de Carvalho, no Corredor da Vitória, não corre risco de desabar, rebatendo o que havia dito a Defesa Civil de Salvador (Codesal) na segunda-feira (18), que alertava sobre a possibilidade.

A análise foi encomendada pela Incorporação Porto Victoria Empreendimentos Imobiliários, responsável pelo Condomínio Residencial Porto Victoria, localizado na mesma rua da obra. Clique aqui e confira o laudo na íntegra.

"Somos de opinião que não há risco iminente de desabamento da estrutura, sendo, entretanto, indispensável que serviços de manutenção da estrutura metálica sejam aplicados imediatamente para que se promova a interrupção do processo de corrosão instalado", diz a conclusão do laudo técnico de Minos Trocoli.

Em 2015, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) embargou a obra. 

Os técnicos da antiga Sucom identificaram que a Área de Preservação Permanente (APP) não foi respeitada, já que foi retirada a vegetação rasteira do solo, deixando o terreno completamente exposto e suscetível a processos erosivos.

Durante vistoria foi constatado que houve deslizamento de terra e que o responsável pela obra não tomou as providências adequadas para impedir que o material da obra fosse despejado na Baía de Todos-os-Santos.

Procurado pela reportagem, o chefe da Sedur, Sérgio Guanabara, afirmou que aguarda um novo posicionamento da Codesal sobre o caso, já que o primeiro relatório foi rebatido por um especialista.

"A Codesal vai ter que se posicionar, porque o relatório dela está sendo questionado, pela Concreta [empresa de engenharia. No relatório só consta o nome do engenheiro], que é uma empresa de referência, o Minos é um profissional qualificado", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp