Salvador

Dia Nacional das Baianas de Acarajé é celebrado com missa na Igreja Rosário dos Pretos

Roberto Viana/BNews
Uma programação especial acontece no Pelourinho durante todo o dia deste sábado (23)  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/BNews

Publicado em 23/11/2019, às 12h41   Redação BNews



O dia Nacional das Baianas de Acarajé está sendo comemorado neste sábado (23), com diversas atividades artísticas e culturais. Entre elas, uma missa em ação de graças teve início na manhã deste sábado, na igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho.

Outras atividades que acontecem na cidade são a Feira de Empreendedores Negras, Desfile de Moda Plus Size e apresentação musical com as bandas D’Papo Esquivel, Os Caras e Farol Light. As atividades se iniciaram as 10 horas e vão até às 18 horas na Praça da Cruz Caída.

A Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (ABAM), foi fundada em 1992 com o objetivo de promover o desenvolvimento e bem-estar das associadas. É uma entidade sem fins lucrativos e se dedica a profissionalização da categoria, a inclusão social e o fortalecimento, não apenas da profissão, mas também, do seu papel e reconhecimento do seu papel histórico.

A ABAM oferece capacitação com cursos profissionalizantes e administra o Memorial da Baianas. As baianas conquistaram inclusão da profissão “Baiana de Acarajé” no CBO – Código Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho, adquirindo com isso direitos como, reconhecimento dos acidentes e doenças que podem ocorrer em decorrência das atividades laborais.

Veja vídeo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp