Salvador

Frota de carros cresce mais do que a própria população de Salvador

Imagem Frota de carros cresce mais do que a própria população de Salvador
Grande número de carros atrapalha mobilidade urbana   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/12/2011, às 19h37   Redação Bocão News



Na capital baiana existe um automóvel para cada 3,5 habitantes. De acordo com dados do Instituto de Geografia e Estatística, IPGE, esse número dobrou do ano de 2000 para cá, quando os gráficos apontavam 6 carros por moradores.

Com o aumento do poder aquisitivo da classe média, os transportes de massas, como ônibus e vans, estão sendo menos usados pela população. Para as pessoas que fazem parte dessa categoria, vale mais a pena comprar um veículo do que enfrentar o penoso transporte público. São cerca de 765 mil carros, e em contra partida, 2.714 ônibus na capital baiana.

Embora o crescimento do número de veículos represente uma melhoria na economia, por outro lado, os congestionamentos intensos é um problema enfrentado freqüentemente pela população.

Uma maneira de ajudar na mobilidade urbana e desafogar o trânsito, são as intervenções pontuais realizadas pela Transalvador nas principais vias da cidade. Como esclareceu o Diretor de Tráfego do órgão à Redação Bocão News, Renato Araújo. “A gente tenta facilitar o acesso dos motoristas nas maiores avenidas, fazendo melhorias nas ruas de acesso, paradas recuos para os ônibus e antecipando retornos”, afirmou Renato.

Mesmo com soluções provisórias, são necessários que os projetos de melhoria da mobilidade saiam dos papéis e que não esperem até a Copa de 2014, porque até lá, a população continua enfrentando o caos diário no trânsito.


Nota publicada às 13h 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp