Salvador

Palacete das Artes recebe exposição sobre vida e obra de Eliana Kertész

Roberto Viana/BNews
Mostra estará aberta ao público até o dia 29 de março do próximo ano  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana/BNews

Publicado em 17/12/2019, às 20h30   Aina Kaorner


FacebookTwitterWhatsApp

Foi inaugurada, nesta terça-feira (17), no Palacete das Artes, no bairro da Graça, em Salvador, a exposição “Fartura e Abundância”, que reúne obras da artista plástica Eliana Kertész, que morreu no ano de 2017.

A exposição tem curadoria do designer e artista gráfico Gringo Cardia, que buscou contar a história de Eliana trazendo objetos pessoais da artista, além de originais e réplicas de importantes obras, a exemplo das “Meninas do Brasil”, mais conhecidas como as “gordinhas de Ondina”.

“Não tem quem não conheça Eliana, poque as gordinhas são um símbolo de Salvador. Eu adoro contar histórias, investiguei a vida dela e estamos há um ano trabalhando para mostrar a história dessa artista genial, que passa uma mensagem de liberdade, alegria e amor”, disse Gringo, em entrevista ao BNews.

A ideia da mostra surgiu quando Gringo conheceu o filho de Eliana Kertész, o cineasta Chico Kertész, em um trabalho que realizaram na Casa do Carnaval, no Centro Histórico de Salvador.

“A gente queria fazer um resgate da obra dela depois da morte. Eu me aproximei de Gringo, chamei ele e ele topou. A exposição ficou do jeito e do tamanho que ela merecia. Aqui tem os objetos pessoais da casa dela. É muito difícil porque mexe com muita coisa”, disse Chico Kertész, emocionado.

O radialista Mário Kertész, que foi marido de Eliana, também esteve presente do evento de inauguração e falou sobre a convivência com a artista.

“Todos que convivemos com ela, direta ou indiretamente, temos que agradecer por ter tido a oportunidade de viver com uma pessoa iluminada como foi ela. Essa exposição tem o objetivo de mostrar não somente a artista, mas, sobretudo, a pessoa humana. Eliana era uma pessoa que não aceitava com facilidade os ditames da moda ou preconceitos. Ela não era a pessoa convencional, era muito à frente do tempo dela e rompia várias barreiras. Quando ela escolheu retratar as gordas foi exatamente para mostrar que a ditadura da moda e estética importada não tem nada a ver com nosso povo. Eliana é cara da Bahia”, avaliou Mário Kertész.

A exposição permanece em cartaz até o dia 29 de março do próximo ano e é aberta ao público.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp