Salvador

Complexo de viadutos João Gilberto vai melhorar mobilidade na Av. ACM

Divulgação / Prefeitura
Primeira entrega do sistema BRT beneficia quem circula na área do Parque da Cidade  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Prefeitura

Publicado em 23/12/2019, às 11h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Quem mora ou circula pela região da Avenida ACM, principalmente no acesso e saída do bairro do Itaigara, vai sentir a diferença no fluxo viário a partir de hoje (23). Isso porque a Prefeitura entregou o complexo de viadutos João Gilberto, que faz parte do sistema do BRT, novo modal de transporte e trânsito cujo trecho um (entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia, com 2,9km) fica totalmente pronto até o final de 2020.

"Muitos chegaram a duvidar que a gente conseguisse entregar esses dois viadutos ainda em 2019. Mas nós conseguimos, mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, a exemplo das chuvas e das complicações impostas por órgãos estaduais na concessão das licenças. Com essa obra, as pessoas vão começar a ver os resultados concretos e positivos desse projeto que chegou a ser polêmico em algum momento", disse o prefeito ACM Neto.

Ao lado do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, entre outras autoridades, ACM Neto pediu desculpas pelos transtornos temporários provocados pelas obras do BRT.

 O complexo João Gilberto é formado por dois viadutos. Com a abertura do tráfego, os motoristas oriundos do Shopping da Bahia não precisarão mais fazer o retorno para acessar o Itaigara pela Av. ACM. Para quem deseja se dirigir à Lucaia estando no Itaigara, também não haverá mais necessidade de retorno. Cada viaduto possui três faixas, sendo duas para veículos e uma para o transporte público (o BRT).

Um terceiro viaduto do BRT está sendo erguido nas proximidades do Shopping da Bahia.O primeiro trecho prevê ainda a implantação de quatro elevados, que já estão em fase de construção, próximos ao Hiper, Cidadela e na altura do Parque da Cidade. Esses elevados também terão vias segregadas para o transporte público, pistas expressas e ciclovia, além de estações de transbordo.

As estruturas vão possibilitar a fluidez do trânsito da Av. ACM, considerado centro nervoso da cidade, diminuindo consideravelmente o tempo de deslocamento das pessoas pela localidade. Isso porque os viadutos e elevados vão possibilitar a eliminação de semáforos e retornos nas vias exclusivas do BRT.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp