Salvador

Afogamentos no Porto da Barra deixam banhistas em alerta

Vagner Souza/BNews
Três afogamentos foram registrados no local em menos de um mês  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 19/01/2020, às 16h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Desde o último dia 22 de dezembro três afogamentos foram registrados na praia do Porto da Barra, em Salvador, o que tem preocupado os banhistas que frequentam o local.

Segundo a vendedora ambulante, Amanda de Jesus, 32 anos, que presenciou todos os acidentes, parte do problema está na impudência dos banhistas.

“Infelizmente, desde o começo do ano, já vi dois afogamentos. Infelizmente, o grupo de salva-vidas não tem o suporte adequado para prestar um socorro com mais urgência. Mas, geralmente, é muita imprudência do ser humano. Eles não pensam no perigo que estão correndo. É muito uso de drogas e bebida alcoólica. Eles vão tomar banho e acabam se afogando. Meu colega que morreu aqui teve uma parada respiratória dentro da água. Ele tinha feito uso de bebida alcoólica e infelizmente não conseguiu voltar. Esse que morreu hoje, pulou no cais, bateu em uma pedra e estava fazendo uso de bebida também”, relatou, em depoimento ao BNews.

Para evitar correr risco, a cuidadora Cristina Pinheiro, 40 anos, disse que quando entra no mar não deixa a água passar da altura da cintura. “Acho aqui tranquilo, mas também tenho muito cuidado quando eu entro na água. Geralmente não vejo bombeiros aqui. Só quando tem alguma competição”, contou.

O casal, Itamar Nascimento, vigilante, 41 anos, e Josiane Rosário, administradora, 38 anos, também prefere não arriscar ir até o fundo. “A gente só vai na água se refrescar, só vamos na beira. Não há necessidade de nadar”, disse Itamar. “A gente sabe o limite até onde a gente pode ir. Não sou nadadora, então não vou em grande profundidade”, acrescentou.

O BNews tentou contato com o Grupamento de Bombeiros Militar (GMAR) para solicitar orientações aos banhistas, mas eles não enviaram nenhum posicionamento até o fechamento desta matéria.

Matérias relacionadas:
Homem morre afogado na praia do Porto da Barra; caso é o terceiro em menos de um mês
Homem morre afogado no Porto da Barra; segunda vítima em menos de um mês
Homem morre afogado no Porto da Barra

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp