Salvador

Estudantes ocupam Colégio Estadual Odorico Tavares; polícia é acionada

Reprodução/Google Street View
Os estudantes afirmaram que não vão desocupar o colégio até que o governo negocia e desista do fechamento da unidade de ensino  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 21/01/2020, às 16h01   Redação BNews



Os estudantes ocuparam, na tarde desta terça-feira (21), o Colégio Estadual Odorico Tavares, no Corredor da Vitória, em Salvador. A ocupação acontece no dia em que a Assembleia Legislativo da Bahia (AL-BA) aprovou o requerimento de urgência do projeto da venda da área em que fica o colégio e o seu fechamento.

Segundo informações obtidas pelo BNews, os 40 estudantes não são todos do colégio. Eles fazem parte de uniões de estudantes, que entraram no local, no momento em que a secretária realizava as transferências dos alunos. Eles falaram para os funcionários não tocarem em mais nenhum documento. 

A polícia foi acionada e entrou na primeira recepção do colégio, o que causou pânico entre os estudantes. Com medo, os alunos usaram cadeiras e mesas para construir uma barricada na segunda recepção, o que impediu os policiais de entrar.

Os estudantes afirmaram que não vão desocupar o colégio até que o governo negocia e desista do fechamento da unidade de ensino.

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informou que técnicos da Secretaria estão em diálogo com representantes do Movimento Estudantil que ocupam o prédio escolar. Ressaltou que a matrícula dos 176 estudantes  está garantida em unidades próximas da região, como o Colégio Estadual Manoel Novais (Canela), que fica a cerca de 1 km do Odorico; o Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (Nazaré); e o Colégio Estadual da Bahia – Central (Nazaré). 

" A matrícula pode ser solicitada em qualquer unidade escolar da rede estadual, independente de ser o colégio onde o aluno irá estudar, observando o cronograma abaixo:

Até 27/01/2020 - Alunos da rede estadual com interesse em realizar transferência para outra escola estadual.

21 e 22/01/2020 - Matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental para estudantes regularmente matriculados na rede municipal de ensino, no ano letivo de 2019 cujas escolas não ofereçam a série subsequente.

23/01/2020 – Matrícula de estudantes novos no Ensino Fundamental.

24/01 e 27/01/2020 - Matrícula de estudantes novos no Ensino Médio.

30 e 31/01/2020 - Confirmação da matrícula dos estudantes inscritos na pré-matrícula da Educação Especial.

Até 03/02/2020 - Estudantes que não conseguirem efetuar a matrícula de acordo com o cronograma".

Matéria atualizada às 20h51 para inserir a nota da Secretaria de Educação

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp