Salvador

Vídeo: Comerciários fazem manifestação contra abertura de shoppings durante o Carnaval

Reprodução/YouTube
Fecomércio e Sindilojas informaram que "não há nenhum impedimento legal" para a abertura dos estabelecimentos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 18/02/2020, às 16h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Comerciários de Salvador fizeram uma manifestação, na manhã desta terça-feira (18), no Salvador Norte Shopping, contra a abertura dos shoppings durante o Carnaval.

Com cartazes escritos “Não somos escravos”, “Não à ganância dos empresários” e “Creche não funciona no Carnaval”, os comerciários caminharam pelo estabelecimento, manifestando contra a decisão dos lojistas.

“Todos os anos, os shoppings sempre fechavam no domingo de Carnaval. Esse ano, chegou uma circular comunicando que as lojas âncoras vão funcionar no domingo, segunda e terça-feira. Fica difícil, pois a cidade estará deserta, o fluxo vai cair, a concentração de policiais estará na festa, o transporte público também fica muito mais difícil fora do circuito”, disse uma das manifestantes, em depoimento ao BNews.

Em nota, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas) informaram que não há nenhum impedimento legal para a abertura dos estabelecimentos comerciais, bem como a convocação dos trabalhadores por parte das empresas do comércio, em todo o período de Carnaval.

“Primeiramente, legalmente não existe feriado durante o Carnaval, no município de Salvador e, em segundo, o trabalho aos domingos e feriados está devidamente autorizado pela Medida Provisória nº 905, do Governo Federal, de novembro de 2019 (art. 28), devendo ser assegurados, ao empregado, todos os diretos trabalhistas previstos em lei”, disse o comunicado.

Veja vídeo da manifestação:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp