Salvador

Provável urna tupi-guarani pré-colonial é encontrada durante escavações na Avenida Sete

Bruno Concha/Secom
Novo material arqueológico foi descoberto no trecho do Relógio São Pedro  |   Bnews - Divulgação Bruno Concha/Secom

Publicado em 17/04/2020, às 18h37   Redação BNews



Um vasilhame cerâmico, que provavelmente é uma urna de sepultura tupi-guarani pré-colonial, foi descoberto nesta sexta-feira (17) durante escavações na Avenida Sete de Setembro, em Salvador.

O material, de forma oval, com 80 cm de comprimento e 60 de largura, foi encontrado próximo ao Relógio de São Pedro pela equipe de arqueologia da obra de requalificação da via e da Praça Castro Alves.

Trata-se de uma tampa e um vasilhame com um corpo sepultado. De acordo com os arqueólogos, há indícios de que o corpo seja de um homem, provavelmente um índio tupi-guarani, que pode ter vivido em Salvador entre os séculos XIV e XVI. Em agosto de 2019, restos de uma tupi-guarani já haviam sido encontrados pela equipe de arqueologia. 

De acordo com a prefeitura de Salvador, mais de 12 mil artefatos históricos já foram retirados da Avenida Sete e da Praça Castro Alves desde o início das obras.

Além das estruturas fixas, como o achado da Praça Castro Alves (restos de uma fonte e do Teatro São João), foram encontrados ossos humanos, moedas, cachimbos, uma bala de canhão, garrafas de vidro, além de contas de colares e faianças (cerâmicas) portuguesas do século XVI.

As estruturas da Igreja de São Pedro e uma fonte de água foram outros itens encontrados durante as escavações na altura do Relógio de São Pedro. Uma imagem de Nossa Senhora do Rosário ou da Saúde também foi achada no trecho.

De acordo com a prefeitura, após o fim das obras, todos os materiais serão transportados e disponibilizados para estudo no Centro de Antropologia e Arqueologia de Paulo Afonso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp