Salvador

Visita virtual ameniza saudade de pacientes internados na UTI do Hospital Alayde Costa

Divulgação
Podem receber as vídeochamadas os internados que estejam lúcidos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/04/2020, às 23h19   Redação BNews



As visitas aos pacientes internados na UTI do Hospital Alayde Costa (HAC), no Subúrbio Ferroviário de Salvador, estão suspensas por causa da pandemia de coronavírus. Para diminuir um pouco a saudade dos familiares, a unidade passou a utilizar vídeochamadas. 

Podem receber as visitas virtuais os pacientes da UTI que estejam lúcidos. “Nós, profissionais da saúde, precisamos nos reinventar diariamente, para garantir a humanização do cuidado ao nosso paciente. Diante da impossibilidade das visitas na UTI, usamos a tecnologia ao nosso favor. Com a chamada de vídeo, a gente consegue levar ao paciente a emoção de ouvir a voz e ver o rosto de uma pessoa amada, e isso é maravilhoso”, destacou a assistente social do HAC, Elinilce Alcântara.

As ligações são realizadas no horário de visita matutino (11h), através de telefones celulares. A assistente social ou a psicóloga liga para o familiar e é iniciado o processo de vídeochamada. Os profissionais tomam precauções clínicas para que o paciente possa receber a visita virtual. 

“Todo o processo é feito com muito carinho porque sabemos da importância de manter o vínculo afetivo do paciente, mesmo que de forma virtual, o que pode contribuir de maneira positiva no restabelecimento da saúde deles. Ouvir ou ver que tem uma pessoa especial do outro lado do visor do celular fortalece e motiva o paciente a enfrentar a doença”, explicou a psicóloga Juliana Trindade.

Os familiares dos pacientes internados na UTI do HAC também são atendidos pelo médico responsável, sempre às 16h, para receber o boletim com a atualização do quadro clínico de cada paciente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp