Salvador

Sedur interdita obra da Conder para construção de estação elevatória de esgoto no Abaeté

Leitor BNews
Manifestantes fizeram um protesto contra a obra, na manhã desa sexta (5)  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 05/06/2020, às 19h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) interditou, nesta sexta-feira (5), uma obra para construção de uma estação elevatória de esgoto, no Parque do Abaeté, no bairro de Itapuã, ponto turístico da capital baiana.

Segundo a Sedur, a obra não tem licença de construção e estava sendo executada em uma Área de Proteção Ambiental (APA).

“A construção deve ficar paralisada até que a documentação seja regularizada. Durante a fiscalização, a empresa também foi autuada, o que pode gerar multa entre R$ 500 a R$ 5 milhões, que será determinada pela Comissão Julgadora de Autos”, disse o órgão, em nota.

Na manhã desta sexta-feira (5), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, manifestantes protestam contra a construção do esgoto, em uma caminhada que teve início no Largo de Cira e seguiu em direção à Lagoa do Abaeté, com cartazes escrito “território sagrado” e “o Abaeté merece respeito”.

Segundo a fotógrafa Fabíola Campos, uma das manifestantes, a Conder estaria se negando a manter diálogo com a população. “Nós só queremos que seja uma obra adequada, que não seja em uma Área de Proteção Ambiental (APA)”, destacou.

Procurada pelo BNews, a Conder informou que, após a notificação da Sedur, iniciou a juntada de documentos que atestam a necessidade de uma estação elevatória de esgoto no Parque do Abaeté, em substituição ao “sistema ultrapassado existente no local”.

A empresa informou ainda que manteve aberto todos os canais de diálogo com a comunidade em busca de uma alternativa viável para todos os envolvidos.

“A escolha pelo local foi feita observando as condições topográfica da área, entretanto, em atenção às diversas solicitações, foi alterado o local original ao máximo permitido pela cota topográfica. A instalação de uma estação elevatória de esgoto ligada a rede pública já existente teve a aprovação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e anuência do Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Inema), órgão gestor do Parque do Abaeté”, disse a Conder.

Veja vídeo da manifestação:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp