Salvador

Parque público no Stiep é requalificado e oferecerá diversas opções de entretenimento

Vagner Souza/ BNews
Por conta da pandemia de coronavírus, o local ainda não foi reaberto ao público  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 18/09/2020, às 20h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Parque da Lagoa dos Pássaros, no bairro do Stiep, passou por obras de requalificação e foi reinaugurado nesta sexta-feira (18) pela prefeitura de Salvador. Com investimento R$ 824.535,34, o local agora tem academia, parque infantil, deques, trilha em concreto, área para capoeira, espaço para contemplação.

O novo equipamento conta também com espaço para piquenique próximo à lagoa, píer, paraciclos e estacionamento, que pode ser acessado pela Rua Arthur de Azevedo. Foi recuperada uma antiga edificação na área e transformada em um espaço de atividades voltadas à educação ambiental. 

Foram 2,6 mil m² de área revitalizadas. Por conta da pandemia de coronavírus, o local ainda não foi reaberto ao público. Contudo, nos próximos dias a prefeitura deve autorizar o acesso aos parques municipais, conforme adiantou o prefeito ACM Neto hoje. 

Elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira, o projeto de requalificação focou em dar destaque às belezas naturais do parque. A gestão dele ficará com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis).

“Este parque é um patrimônio natural da cidade, mas estava tudo inteiramente abandonado. A lagoa estava suja e tomada de baronesas. Nem era possível ver o espelho d’água. Essa requalificação foi uma reivindicação de muitos anos dos moradores da região. Agora, a fotografia é outra”, afirmou Neto. 

Ele destacou que o Parque da Lagoa dos Pássaros está inserido no Plano de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU) e as intervenções realizadas são parte das políticas de preservação ao meio ambiente. 

O local possui uma área total de 45 mil m² e integra um antigo ecossistema de dunas existente no entorno. Junto com a requalificação, foram plantadas 66 mudas da espécie Jasmim do Caribe ao longo da 1ª Travessa Arnaldo Lopes da Silva, via que liga o parque à Lagoa dos Frades, formando um corredor verde.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp