Salvador

Encosta entregue pelo governo do Estado no IAPI vai beneficiar 3,5 mil pessoas

Vagner Souza/BNews
As obras foram executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder)  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 23/09/2020, às 12h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma contenção de encosta, localizada no bairro do IAPI, foi entregue na manhã desta quarta-feira (23) pelo governador Rui Costa (PT). A obra, segundo a gestão estadual, vai dar segurança para 3,5 mil pessoas que moram na região e são afetadas pelos deslizamentos de terras. 

As obras foram executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur). O investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão. 

“Eu digo sempre que essas obras são ‘invisíveis’ pra maior parte da população, mas os moradores daqui sentem os benefícios desta obra. São encostas, como tantas em Salvador, ao longo de muitas décadas, desabavam e soterravam casas, tiravam a vida de pessoas, e nós temos esse projeto grande e persistente de proteger as vidas das pessoas e tudo o mais que elas levaram muitos anos pra construir aqui”, afirmou o governador.

Na contenção foram empregadas técnicas de solo grampeado com face em concreto numa área de cerca de 1.500 m² distribuídos entre oito painéis e inclui os serviços complementares de drenagem, caminho de concreto, guarda corpo e corrimão. 

“Essa é uma encosta com a solução em solo grampeado. Nesta área nós verificamos todos os espaços que estavam com risco de desabamento e foram feitos oito painéis para contenção”, acrescentou o diretor de habitação da Conder, Maurício Matias.

Ainda segundo a gestão, estão sendo realizadas obras de contenção em 112 áreas de Salvador e Candeias. Desse total, 63 encostas já foram concluídas em bairros como Cajazeiras, Palestina, Castelo Branco, Bela Vista do Lobato, Liberdade, Paripe, Alto do Peru, Pirajá, Plataforma, Beiru, Coutos, ente outros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp