Salvador

Comunidades e áreas de risco de Salvador são tema de debates sobre redução de desastres

Valter Pontes/ Secom PMS
O evento tem como tema central é "Construindo uma cidade mais segura"  |   Bnews - Divulgação Valter Pontes/ Secom PMS

Publicado em 03/10/2020, às 06h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizará, entre segunda (5) e sexta-feira (9), palestras para marcar a Semana Nacional de Redução de Desastres 2020. O evento, cujo tema central é "Construindo uma cidade mais segura", será transmitido no Youtube e reunirá especialistas para debater sobre práticas preventivas em comunidades e áreas de risco da capital.

Às 9h, o prefeito ACM Neto abre o evento na segunda-feira e, em seguida, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, apresentará a palestra "Defesa Civil: Construindo uma cidade mais segura". “Será apresentado um balanço das iniciativas municipais para a preservação de vidas nesses quase oito anos de gestão. Nossa intenção também é estimular e incutir na sociedade a percepção do risco e orientar sobre como agir em situações emergenciais”, explicou Sosthenes.

Os engenheiros Cezar Bello e Patrícia Cordeiro abordam, a partir das 9h30, as "Propostas para gestão de riscos - planos de ações estruturais". Às 11h, o presidente licenciado do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-Ba), Luiz Edmundo Campos, fala sobre "Patologia das Construções”.

O painel “Planejamento Urbano e Áreas de Risco”, com as participações do especialista em Planejamento urbano-regional Waldeck Ornelas e do secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, Sérgio Guanabara, será às 14h30. O chefe de gabinete da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Fagner Dantas, fará a mediação da atividade.  

Terça - Na terça-feira (6), o assunto será o desafio das mudanças climática, com o primeiro debate às 9h30. O meteorologista e subcoordenador do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), Ricardo Rodrigues, e a engenheira ambiental Milena Souza abordarão "O Papel do Cemadec na Prevenção de Desastres".

Em seguida, o professor de meteorologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Helber Barros Gomes falará sobre "Distúrbios Ondulatórios de Leste e o impacto na Costa do Nordeste”. Às 14h, será realizado o painel "Cidade Resiliente: Adaptação às Mudanças Climáticas”, que contará com as participações do diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Osvaldo Moraes, e do assessor do C40 para Salvador, Matheus Ortega. A mediação ficará com a gerente de Resiliência da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), Daniela Guerreiro.

Uma live sobre "O Impacto das mudanças climáticas nas cidades" será transmitida às 16h. Participarão desta etapa o climatologista e consultor especialista do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Salvador (PNAMC) Carlos Nobre e o secretário da Secis e engenheiro ambiental, João Resch.

Quarta - O debate sobre o "Uso de tecnologia no combate às ameaças climáticas" será o foco da quarta-feira (7). O subcoordenador de Atendimento Emergencial da Codesal e engenheiro civil, Esmeraldo Tranquilino, apresentará a "Geomanta como instrumento para a redução de desastres". O engenheiro da Maccaferi do Brasil, Ronaldo Ramos de Oliveira, falará a respeito do "Uso de Contenções Ambientais para Cidades Sustentáveis".

O painel "Soluções verdes: transformando teoria em prática" com o assessor da GIZ no Brasil, Dennis Eucker, e o engenheiro e vice-presidente do grupo Civil, Rafael Valente, acontecerá às 14h e será mediado pela arquiteta e urbanista Loris Brantes.

Quinta - Com o tema "Prevenção nas Comunidades", o evento começa às 9h30 com o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Luciano Sandes. Ele tratará sobre a "Influência da dinâmica da comunidade sobre a micro e macrodrenagem de Salvador”.

Em seguida, às 11h, a psicóloga e tenente-coronel reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), Daniela Lopes, e a ex-secretária Nacional de Proteção e Defesa Civil, Ivone Valente, abordam a "Prevenção diante dos desafios sociais nas comunidades".

Às 14h30, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA), Bruno Tavares, e a presidente da FMLF, Tânia Scofield, participam do painel "Centro Histórico - fortalecimento de vínculos como forma de prevenção". A mediação ficará por conta do arquiteto e urbanista Ernesto Carvalho.

Para encerrar o dia, a partir das 16h, será transmitida a live "A importância da Defesa Civil na prevenção de acidentes”. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, e o deputado federal João Roma participarão da atividade.

Sexta – O último dia de evento será presencial, com temas voltados para os engenheiros e arquitetos da Codesal e dos órgãos parceiros. Eles estarão no auditório da sede do órgão, na Avenida Bonocô, das 8h30 às 15h.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp