Salvador

Motorista de aplicativo é retirado da plataforma por engano; empresa se manifesta

Reprodução / Pexels
Raimundo recebeu apenas uma mensagem dizendo que não poderia mais trabalhar para a empresa pois haviam pendências em seu nome  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Pexels

Publicado em 09/11/2020, às 10h37   Brenda Viana



Raimundo Alves era motorista de um aplicativo aqui em Salvador. Ele rodava diariamente com um carro alugado há um ano até que conseguiu juntar dinheiro e comprar o próprio veículo há três meses. 

No dia 27 de outubro, o motorista recebeu a mensagem pelo aplicativo avisando que ele não poderia mais trabalhar para a empresa pois "localizamos um apontamento em seu nome em uma checagem de segurança, que inclui, entre outros itens, uma checagem de antecedentes criminais em 26 estados e no DF".

Raimundo, que afirma nunca ter saído do estado, foi até à Polícia Civil no dia 29 de outubro, às 13h57, para emitir um certificado de antecedentes criminais que, até então, nada consta contra ele. A PC, emitiu uma certidão de homônimo, que é um documento que atesta a existência de outra pessoa com o mesmo nome. No aplicativo, o motorista recebia elogios por ter atendimento excelente, além de chegar no nível diamante, onde recebia benefícios pela excelência no trabalho.

Com três filhos pequenos e morando de aluguel no bairro de São Caetano, a esposa Luana explica ao Bnews que o marido está há dias tentando mandar mensagem para o Uber, mas a empresa não responde. “Ele só quer voltar a trabalhar e comprovar que eles [empresa] estão enganados. Mas, não estão dando atenção nenhuma”, comentou. 

À reportagem, a Uber disse, por nota, que antes dos motoristas começarem a trabalhar, há uma checagem de antecedentes criminais, que consulta bancos de dados públicos para averiguar possíveis crimes. No caso de Raimundo, a empresa explicou que solicitou que uma rechecagem da verificação para entender o que aconteceu.

Segue nota completa:
Todos os motoristas parceiros cadastrados na Uber passam por uma checagem de antecedentes criminais realizada por empresa especializada que, a partir dos documentos fornecidos para cadastramento na plataforma, consulta informações de diversos bancos de dados oficiais e públicos de todo o País em busca de apontamentos de crimes que possam ter sido cometidos. 

No caso específico, a empresa solicitou que uma rechecagem da verificação sobre o motorista fosse feita, para entender o que pode ter ocorrido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp