Salvador

Prefeitura de Salvador inaugura requalificação da Muralha do Frontispício no Centro Histório

Max Haack/Secom
Investimento em requalificação foi de R$ 4,6 milhões  |   Bnews - Divulgação Max Haack/Secom

Publicado em 09/11/2020, às 20h32   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos símbolos da fundação de Salvador, a Muralha do Frontispício, que protege o trecho entre a Praça Castro Alves e a Ladeira da Misericórdia, reinaugurado nesta segunda-feira (9) após obras realizadas pela Prefeitura da capital baiana. Com investimento de R$4,6 milhões aplicados em uma extensão de 1,1km, a intervenção foi feita com recursos próprios, a partir de projeto cedido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan). 

O prefeito ACM Neto (DEM) esteve presente no local e ressaltou que esta é mais uma intervenção que contribui para mudar a fotografia do Centro Histórico, resgatando um patrimônio que há muito tempo estava esquecido. “Desde 1505, não há notícia de uma intervenção tão ampla quanto esta, compondo com muito mais beleza esse cartão-postal que é um dos mais conhecidos da cidade no Brasil e no mundo”, disse. 

A intervenção envolveu a recuperação das muralhas existentes e das muretas, consolidação e estabilização estrutural, além da requalificação do belvedere e implantação de uma nova praça na Ladeira da Misericórdia. Também foram restaurados o obelisco e a balaustrada da Praça Castro Alves.  

O local ganhou, ainda, iluminação cênica das muralhas e praças e instalação de novos postes na Ladeira da Misericórdia, tornando o local ainda mais bonito e com maior sensação de segurança.  O entorno também passou por obras de pintura – inclusive nas fachadas dos casarões – e recuperação da pavimentação. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp