Salvador

Procissão que faria parte das homenagens à São Francisco Xavier é cancelada

Arquivo / Camara Salvador
Às 18h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Missa Solene  |   Bnews - Divulgação Arquivo / Camara Salvador

Publicado em 02/12/2020, às 08h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em virtude do crescente número de casos de coronavírus, a procissão que faria parte da Festa de São Francisco Xavier, nesta quinta-feira (3), foi cancelada.

A imagem do santo, que é o padroeiro da cidade de Salvador, ficará exposta durante todo o dia (das 9h às 17h30) na porta principal da Catedral Metropolitana Transfiguração do Senhor (Catedral Basílica), para veneração pública.

Às 18h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Missa Solene.

CONHEÇA MAIS – O dia litúrgico de São Francisco Xavier é 3 de dezembro, mas a data geralmente é comemorada em 10 de maio.

Ainda nos tempos coloniais e do Brasil império, Salvador foi assolada, duas vezes, pela peste: uma em 1686 pela febre amarela e a outra, pela cólera morbus, em 1855.

Como São Francisco Xavier morrera de peste, os jesuítas sugeriram à população implorar a intercessão do santo. O atendimento foi imediato.

A peste cessou logo. Houve então um movimento popular que atingiu as autoridades locais (no tempo o chamado Senado da Câmara) e foi dirigido ao papa de então, um pedido para que fosse declarado São Francisco Xavier padroeiro de nossa cidade.

Em bula solene, datada de 10 de maio, foi São Francisco Xavier proclamando padroeiro, quer dizer, protetor especial da capital da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp