Salvador

Gripários de Salvador registram aumento na procura; veja onde buscar atendimento

Leitor BNews
A capital baiana conta atualmente com cinco gripários que funcionam 24 horas por dia  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 10/12/2020, às 21h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os módulos dedicados ao atendimento de pacientes com síndromes gripais em Salvador, também chamados de gripários, têm registrado um aumento significativo na procura. Nesta quinta-feira (10), o BNews recebeu uma série de fotos e vídeos de pessoas que estiveram na unidade dos Barris em busca de atendimento e tiveram que encarar longas filas.  

A capital baiana conta atualmente com cinco gripários que funcionam 24 horas por dia. Os módulos estão localizados nos Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio, Pau Miúdo e Ilha de Bom Jesus, sempre ao lado das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos respectivos bairros. 

Segundo o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, as longas filas registradas nesta quinta nos Barris chamaram atenção da pasta, que está focada na resolução do problema. "O gripário dos Barris entrou no nosso raio alerta porque, de segunda a quinta, foram testadas 2.430 pessoas. Isso é um volume expressivo de pessoas que tem ido aos Barris, mostrando o sucesso que são os gripários, porém um fluxo acima do que ele suporta. Hoje, nós tivemos uma reunião com Dr. Ivan Paiva, coordenador de urgência, Dra Zaida, diretora de atenção à saúde, e o coordenador-geral dos distritos sanitários, Jean Sacramento. Fechamos os fluxos e esperamos, na semana que vem, melhorar a rapidez no atendimento. Realmente foi um público além do que a gente projetou para o gripário e do que a gente esperava, mas a gente tem que resolver o problema", disse ao BNews.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pacientes com suspeita de Covid-19 e com quadro clínico leve de síndrome gripal podem procurar uma unidade básica de referência para realizar o teste rápido. Confira os locais disponíveis:

Gripário

O primeiro gripário inaugurado foi o dos Barris, no dia 22 de maio deste ano. A tenda possui 24 leitos (20 clínicos e quatro de estabilização), destinados ao atendimento de pessoas com síndrome respiratória, incluindo a Covid-19.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp