Salvador

Vídeo: Agentes da prefeitura quebram sombreiros de restaurante em Itapuã

Imagem Vídeo: Agentes da prefeitura quebram sombreiros de restaurante em Itapuã
Empresária entrou em contato com o BNews para denunciar fiscalização. Ela classificou a ação como “arbitrária”   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/12/2020, às 18h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A proprietária de um restaurante localizado no bairro de Itapuã, em Salvador, procurou o BNews na tarde deste domingo (13) para mostrar sua indignação em decorrência de uma fiscalização realizada pela prefeitura no último sábado (12). Segundo a denunciante, que preferiu não se identificar temendo possíveis represálias, a ação foi “arbitrária”. Ela conta que os agentes da força-tarefa chegaram no local por volta das 17h30.

“Nós temos imagens internas, inclusive, que mostram a casa sendo evacuada às 17 horas e eles [funcionários da prefeitura] chegaram era às 17h32. A responsável pela ação é uma pessoa super difícil, intransigente, mal educada, grosseira com os colaboradores”, disse a denunciante.

Na última sexta-feira (11) passou a valer a medida imposta pela prefeitura, que proíbe bares e restaurantes dos bairros do Rio Vermelho e Itapuã de funcionar entre às 17h e 7h da manhã, de sexta a domingo. A decisão, que vale por 15 dias, foi tomada após inúmeras cenas de aglomerações e festas a céu aberto no último final de semana.

Em um dos vídeos encaminhados ao BNews é possível ver o momento exato em que um dos agentes quebra um dos sombreiros que estava fixado ao chão e apoiado a uma mesa. O rapaz chega a chutar o equipamento.

Assista: 

“Os prepostos da prefeitura, de forma arbitraria e irresponsável, destruíram mesas e sombreiros de um restaurante em Itapuã enquanto este já estava com as atividades encerradas. Isso é um nítido ato de abuso de poder e de vandalismo”, ressalta a denunciante.  

A empresária, indignada com a situação, explicou à nossa reportagem que o estabelecimento comercial tem todos os alvarás e licenças exigidas pelos órgãos municipais para funcionamento. “Temos a licença da prefeitura, licença da Transalvador pra colocar as mesas no local onde estavam, nós temos alvará, nós temos tudo, graças a Deus toda a documentação”. 

Questionada sobre os materiais apreendidos, a denunciante disse se quer puderam contar quantas mesas, cadeiras, sobreiros e limitadores foram levados pelos fiscais. “Ela [funcionária responsável] o todo momento com tom de voz alto dizendo que os limitadores não eram possíveis, que não era permitido, e que ia levar mesmo. Não deixam a gente contar, eles recolhem e depois deram três lacres”, disse.

Procurada, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) afirmou que fiscaliza apenas estabelecimentos comerciais e orientou a reportagem a entrar em contato com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para comentar o vídeo acima, mas a pasta não retornou nosso contato até a publicação da matéria.

Após a ação no último sábado, uma nota pública foi distribuída entre os comerciantes pedindo que a prefeitura reveja a medida. Os empresários pedem o aumento da fiscalização dos transeuntes na região, “coibindo as indesejáveis aglomerações, mantendo a autorização de funcionamento dos estabelecimentos de bares e restaurantes, durante os finais de semana, até as 00:00 horas”.

Leia na íntegra:

NOTA PÚBLICA 

Os proprietários de bares e restaurantes do bairro de Itapuã vêm se manifestar em relação às novas medidas restritivas, de combate a covid-19, anunciadas pelo prefeito de Salvador, que determinou o fechamento dos bares e restaurantes do Rio Vermelho e Itapuã, após as 17:00hs, nas sextas-feiras, sábados e domingos, a partir do dia 09/12.
Como justificativa para a medida, o prefeito citou o aumento da taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), bem como a ocorrência de aglomerações nas ruas próximas aos estabelecimentos, após o fechamento dos bares e restaurantes.

É de conhecimento de toda a sociedade que o nosso seguimento tem sido um dos maiores prejudicados pela pandemia, com uma queda significativa do faturamento e o fechamento definitivo de várias empresas do setor, situação que tem colaborado para o aumento do desemprego em nossa cidade.

Os empresários de bares e restaurantes de Itapuã, desde o início da pandemia, têm atuado de forma colaborativa, respeitando todos os protocolos de segurança estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, submetendo-se a uma intensa fiscalização por parte do poder público, de modo que não podem ser penalizados por eventuais aglomerações ocorridas em vias públicas.

A limitação imposta pela prefeitura inviabilizará a sobrevivência desses estabelecimentos, em um dos momentos mais difíceis já enfrentados pela categoria.

Dessa forma, o setor apela à sensibilidade do prefeito, para que seja revista a medida, com o aumento da fiscalização dos transeuntes na região, coibindo as indesejáveis aglomerações, mantendo a autorização de funcionamento dos estabelecimentos de bares e restaurantes, durante os finais de semana, até as 00:00 horas.

Leia também:

Força-tarefa liderada pela Sedur interdita 27 estabelecimentos em Itapuã e no Rio Vermelho

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp