Salvador

Marcus Passos promete abrigar "mais de 100" vendedores ambulantes em boxes na Avenida Joana Angélica

Dinaldo Silva/BNews
Titular da Semop esteve presente na inauguração da requalificação da avenida no Centro Histórico e destacou a atuação na pasta   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 22/12/2020, às 09h45   Aline Reis e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Titular da Semop, Marcus Passos participou da entrega da obra de requalificação na Avenida Joana Angélica nesta terça-feira (21). Em entrevista ao BNews, o secretário declarou que as mudanças incluem os vendedores ambulantes, que estão há décadas na região que se transformou em um importante centro comercial ao ar livre.

Além do alargamento da calçada e mudança do trânsito na Joana Angélica e Avenida Sete, a Prefeitura de Salvador, por meio da Semop, vai abrigar mais de 100 vendedores ambulantes em espaços separados, com novas barracas e sombreiros.

"Historicamente existia o problema em relação ao trânsito, que interagia com a população. Foi criado esse espaço com alargamento do passeio [...] foi montada essa estrutura e estamos entregando mais de 100 espaços para eles, com barracas novas e sombreiros novos", afirmou Marcus Passos, que ressaltou o trabalho em conjunto com a Fundação Mário Leal Ferreira e Transalvador.

Segundo o titular da Semop, a distribuição dos espaços será suficiente para adequar aqueles comerciantes que já estão há mais tempo na região. Somente os novos, ou aqueles que vem de outras cidades para Salvador, principalmente para aproveitar a época de Natal e fim de ano, que serão mobilizados para outras áreas, de acordo com Marcus Passos, com as mesmas condições de trabalho.

"A maioria que está aqui vai estar contemplado no espaço e quem não for comportado, os novos, vamos conceder outra área na cidade como foi feito na Avenida Sete. No fim do ano, muitos vem do interior para ganhar um 'dinheirinho' aqui, então é um público transitório", destacou.

De acordo com o secretário, 40 funcionários da pasta atuam na região para fiscalizar o ordenamento dos ambulantes.

Em 2021, Marcus Passos admite que não sabe se estará à frente da pasta e aguarda uma convocação do prefeito eleito Bruno Reis (DEM), para saber o seu futuro na gestão municipal. Mas já avisa que a próxima administração deve entregar ainda boxes para vendedores informais na Praça Riachuelo e Praça Marechal Deodório, conhecida como Praça da Mãozinha.

O secretário fez um balanço positivo dos últimos quatro anos em que esteve à frente da Limpurb e, agora, na Semop.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp