Salvador

Prefeitura de Salvador lança novo Portal da Transparência

Divulgação
O site foi desenvolvido em conjunto pela Controladoria Geral do Município (CGM) e a Secretaria Municipal da Fazenda Municipal (Sefaz)   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/12/2020, às 12h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador lançou nesta quarta-feira (23), uma nova versão do portal Transparência Salvador, que já pode ser acessado no endereço www.transparencia.salvador.ba.gov.br. Segundo a prefeitura, a finalidade é otimizar e ampliar o acesso à informação. O portal foi desenvolvido em conjunto pela Controladoria Geral do Município (CGM) e a Secretaria Municipal da Fazenda Municipal (Sefaz).

A nova versão foi pensada com o objetivo de disponibilizar, além de informações estruturadas, completas e atualizadas, mecanismos de acessibilidade, interatividade e voltados à apresentação dos dados em formato aberto. 

O portal agora conta com o VLibras, que permite a tradução automática do Português para Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), com ferramentas de alto contraste (opção que altera o fundo das páginas para a cor preta e das letras para branco ou amarelo) e com mecanismos de diminuição e ampliação das fontes, estes últimos destinados a pessoas com médio ou grande déficit visual. 

De acordo com a prefeitura, os dados são disponibilizados em formato aberto, ou seja, podem ser acessados por qualquer pessoa livremente e permite downloads de relatórios. 

Preventivo

A titular da CGM, Maria Rita Garrido, disse que é “importante destacar que a transparência e o controle social possuem, principalmente, um caráter preventivo, na medida em que inibem a ocorrência de desvios e malversação de recursos, fortalecem a governança pública e contribuem para a eficiência dos órgãos e entidades”.

O titular da Sefaz, Paulo Souto, ressaltou que a transparência sempre foi tratada como prioridade pela administração municipal. “Ações de gestão fiscal e transparência sempre foram priorizadas na atual gestão, motivo pelo qual temos garantido boas posições nos rankings que mensuram o grau de atendimento à legislação que regula a matéria. Essa nova edição do Porta da Transparência demonstra apenas o desejo de sempre proporcionar a melhor informação a quem principalmente interessa, o cidadão”, ponderou o secretário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp