Salvador

Shoppings têm movimentação tranquila de clientes para compras de Natal na manhã desta quarta

Dinaldo Silva/BNews
Reportagem do BNews esteve nos shoppings da Bahia, Salvador e Bela Vista  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 23/12/2020, às 13h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os consumidores que deixaram as compras natalinas para a última hora não enfrentaram problema na hora de escolher os presentes nos principais shoppings de Salvador devido ao movimento considerado tranquilo na manhã desta quarta-feira (23). Funcionando em horário reduzido em razão da pandemia do novo coronavírus, os empreendimentos foram autorizados pelo prefeito ACM Neto (DEM) a ampliar o funcionamento no período natalino. 

O Shopping da Bahia, por exemplo, abriu as portas às 9h desta quarta e só fecha às 18h de quinta (24). O "viradão" como é chamado acontece pelo 20º ano consecutivo. De acordo com a gerente de marketing do empreendimento, Mayara Diniz, são esperadas cerca de 150 mil clientes nas 33 horas seguidas de funcionamento. 

"Quando o prefeito autorizou a ampliação do horário, ele deu a opção de escolha do shopping e isso foi muito interessante porque quando a gente está com o horário reduzido aquela quantidade de pessoas vai vir do mesmo jeito, mas se eles vierem no horário reduzido concentra todo mundo, aglomera e é mais perigoso nesse momento de pandemia e quando dilui o fluxo, esse mesmo público dilui ao mesmo tempo e acaba comprando com mais conforto e segurança. A decisão do plantão foi tomada pensando justamente nisso", disse a gerente.

A movimentação de clientes também foi tranquila nesta manhã nos shoppings Bela Vista e Salvador.

VEJA GALERIA DE FOTOS

Mesmo com pandemia, vendas para o Natal devem aumentar

A pandemia afetou as vendas das lojas físicas durante todo o ano, mas no Natal os lojistas devem ter parte do prejuízo recuperado, com a data comemorativa podendo ter um desempenho ainda melhor que em 2019. Ao menos é essa a expectativa de Paulo Motta, presidente do Sindicato dos Lojistas de Comércio de Salvador (Sindlojas).

Em entrevista ao BNews, Motta projetou um aumento entre 2 e 2,4% nas vendas das lojas físicas em relação ao ano passado. O desempenho melhor, na visão dele, deve ficar com o e-commerce, que deve subir 15%.

"Será um crescimento tímido este ano por conta de tudo que estamos vivendo. É um ano atípico", explica o presidente do Sindlojas.

O desempenho também irá depender do segmento de cada loja. Com as festas de Natal e Reveillón proibidas em muitos lugares, o setor de vestuário deve ter uma grande queda, enquanto o setor de bens duráveis, como móveis e eletrodomésticos, deve ter o melhor desempenho.

Matéria relacionada:

Produto sem preço motiva 30% das notificações da Operação Natal da Codecon

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp