Salvador

Coordenadores de projeto em comunidade quilombola têm entrave com loja para troca de equipamento com defeito

Reprodução/ Gloogle Maps
Notebook apresentou defeito após a compra  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Gloogle Maps

Publicado em 16/01/2021, às 17h16   Redação Bnews



Coordenadores do Projeto de Desenvolvimento do Território Quilombola do Corcovado, comunidade que fica na cidade de Palmeiras, na Chapada Diamantina, estão se sentindo lesados financeiramente após comprar um notebook em uma unidade das Casas Bahia da Avenida Sete de Setembro, 2 de Julho, em Salvador. O equipamento, que seria utilizado para oficinas de fotos e vídeos, apresentou problema e os clientes enfrentam entraves para a troca e devolução do dinheiro investido. 

Segundo Aurélio, coordenador de comunicação do projeto, a comunidade ganhou o edital Preservação das Matrizes Identitárias Jaime Sodré, que integra o Programa Aldir Blanc Bahia. Com parte dos R$ 200 mil recebidos, os coordenadores adquiriram os equipamentos na loja, entre eles cinco notebooks da marca LeNovo. Depois de fechar a compra e receber os equipamentos, uma das integrantes percebeu que um aparelho sequer estava ligando. Começou aí uma saga para conseguir um novo produto.

“Compramos celulares, notebooks, impressoras, uma série de coisas para realizar oficinas de foto e vídeo com os jovens da comunidade. Um desses equipamentos apresentou um problema, um notebook LeNovo I5. Só descobrimos isso depois da retirada. Detectado o problema, nós fomos fazer a devolução do produto e foi aí que a confusão começou. Descobrimos que esse produto não foi comprado na loja, ele foi comprado via televendas”, conta.

Ainda segundo Aurélio, na unidade da Avenida Sete de Setembro não havia a quantidade de notebooks que o projeto precisava, mas o atendente, para não perder a compra, realizou a solicitação de um equipamento via televendas. O sistema de atendimento não é exclusivo para funcionários e qualquer cliente pode fechar negócio com a empresa após contato telefônico. O produto foi retirado em uma outra unidade da loja, localizada no Salvador Shopping. 

“Esse equipamento retirado na loja do Salvador Shopping deu problema e o atendente da unidade da Avenida Sete nos disse que não poderíamos devolver o produto naquela unidade (Avenida Sete) e trocar por outro. Ele sugeriu que a gente ligasse para o televendas, fizesse a devolução do produto na loja e retirasse um voucher no valor correspondente ao produto (R$ 3299) para fazer uma nova aquisição. O problema é que o produto não estava mais disponível e não podia ser feita a troca. A sugestão que deram por meio de atendimento telefônico foi de que fosse feita a devolução do equipamento na unidade onde retiramos (Salvador Shopping) e, posteriormente, abrir um novo pedido igual”, continua. 

O problema é que o voucher, que deveria estar disponível em duas horas, não foi entregue aos clientes, além disso, foi informado que o processo de troca havia sido cancelado por falta de pagamento. "No momento em que as Casas Bahia disseram que o equipamento foi devolvido por falta de pagamento, nos sentimos lesados porque, obviamente, o produto foi devolvido, há uma protocolo de devolução". A assessoria de comunicação informou à reportagem na manhã desta segunda-feira (18) que a equipe de atendimento ao cliente da Casas Bahia já está em contato com a compradora.

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