Salvador

Festa de Iemanjá será alterada devido à pandemia do coronavírus

BNews
A festa ocorrerá nesta terça-feira (2)  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 01/02/2021, às 20h09   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A tradicional Festa de Iemanjá, que acontece todos os anos no dia 2 de fevereiro, será diferente por conta da pandemia do coronavírus. A festa que costuma atrair milhares de pessoas não irá ocorrer por conta das medidas sanitárias de combate da covid-19, doença causada pelo coronavírus.

O tradicional presente de Iemanjá saíra do Dique do Tororó para o Rio Vermelho e será  depositada no mar às 8h da terça-feira (2), sem presença de público. A partir da meia-noite da segunda (1º) até meia-noite de quarta-feira (3), os acessos à praia do bairro serão interditados, no trecho que vai do Buracão ao restaurante Sukiyaki.

"A Festa de Iemanjá é o momento de manifestação de fé dos nossos costumes e valores, mas, infelizmente, ela terá que ocorrer da mesma forma que outros eventos religiosos da cidade, como a Festa de Bom Jesus dos Navegantes e a Lavagem do Bonfim. A comemoração à Rainha do Mar será praticamente toda virtual. A pandemia nos impôs essa realidade", declarou o prefeito Bruno Reis (DEM).

A ialorixá Mãe Jacira de Iansã, responsável pela confecção do presente que será entregue à Iemanjá no dia 2, explicou que é possível saudar a Rainha do Mar de diferentes formas e diferentes lugares. "Quem tiver que levar suas oferendas, que as levem para outras praias. Sabemos que os orixás das águas são reverenciados todos os dias, quando a gente bebe água, toma banho. Isso tudo é uma reverência. Nosso povo está bastante atento para não haver aglomeração. A maioria dos terreiros só levarão seus presentes em outras praias e datas", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp