Salvador

Mais de 100 motoristas são autuados em blitze da Lei Seca durante medidas restritivas em Salvador

Divulgação/Transalvador
De acordo com a Transalvador, 59 tiveram as carteiras de habilitação (CNHs) recolhidas e 72 veículos foram retidos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Transalvador

Publicado em 13/03/2021, às 16h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio as medidas restritivas de combate à Covid-19 em Salvador, 117 motoristas foram autuados em blitze da Lei Seca em diversos pontos da cidade. De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), somente entre os dias 19 de fevereiro até a quinta-feira (11), 1.366 condutores foram abordados. Desse total, 117 foram autuados, 59 tiveram as carteiras de habilitação (CNHs) recolhidas e 72 veículos foram retidos.

As abordagens ocorrem sempre em regiões alternadas, para impedir que as pessoas gravem os locais. 

Para evitar possíveis contaminações e garantir a saúde do cidadão e dos servidores, foi adotado um protocolo de segurança. Segundo a Transalvador, todos os agentes foram orientados a reforçar ainda mais a higienização dos equipamentos usados a cada teste realizado e evitar aglomerações nas abordagens.

Quem passar pelas blitze tem a temperatura aferida e só passa pelo etilômetro o condutor que estiver com a temperatura abaixo de 37,8°C. Após isso, o motorista deve sair do veículo e fazer o teste no local especificado pelo agente. O bocal usado no equipamento é aberto na presença do cidadão e descartado após o teste.

Os mesmos cuidados são adotados pelos profissionais da Transalvador que participam das abordagens.

Penalidades

Conforme prevê o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool, ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, é considerado infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Além disso, é aplicada também a medida administrativa, que prevê a retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento do documento de habilitação. Se recusar a fazer o teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, também é uma infração de trânsito passível das mesmas punições.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp