Salvador

Vice-prefeita diz que protocolo de reabertura do comércio é feito com base em dados do Salvador Card

Vagner Souza/ BNews
Prefeitura vai apresentar até o final de semana   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 30/03/2021, às 12h52   Brenda Viana


FacebookTwitterWhatsApp

A reabertura de alguns setores em Salvador vai começar a partir do dia 5 de abril e, de acordo com a vice-prefeita da capital, Ana Paula Matos, os protocolos escalonados dessas atividades serão divulgados ainda no final desta semana, juntamente com as análises de cartões de transporte dos trabalhadores soteropolitanos, um dos critério para definir o escalonamento. 

"A partir da análise do Salvador Card, ou seja, cada pessoa que pegou ônibus no período, ele foi de que lugar para que lugar, e quem foi que pagou esse transporte, ele é da indústria, do comércio, ele é da construção civil, da loja de shopping center, restaurante. Se a gente conseguir saber de onde é cada trabalhador, de que segmento , para escalonar, isso pode evitar que tenham muitas pessoas ao mesmo tempo nos pontos de ônibus, nos mesmos ônibus. Para que a gente divida todos os dias esse transporte de passageiros, para que a gente possa ter um transporte mais tranquilo, com maior espaçamento entre as pessoas", explicou a gestora, durante entrevista ao programa de Zé Eduardo na rádio Metrópole, nesta terça-feira (30). 

Ainda na conversa, Ana Paula lamentou a contaminação do coronavírus, mas reforçou que a população precisa ter mais consciência sobre seus atos, já que, como mostrado no BNews, muitas continuam realizando festas e confraternizações, gerando aglomeração. “A gente se uniu [imprensa e prefeitura] e as pessoas conseguiram fazer o isolamento, respeitando, colocando máscara, e isso os números foram claros. Nós estávamos, até semana passada, com média de 50 pessoas aguardando leito de UTI em Salvador. Hoje foram apenas seis aguardando leito. Se você pega 85 - 6, são 79 vidas, imagina que estamos falando de 80 famílias a menos com medo de ter um momento seu na UTI. Se multiplicar 80 por 30 dias, são 2400 pessoas. Esse trabalho efetivo, tirar cada dia uma pessoa da UTI, ajudou a preservar 2 mil famílias. Então, respeitem o isolamento social. Ainda são 6 vidas esperando leitos de UTI”, pediu a gestora.

Apesar dos números que continuam altos referente aos infectados da Covid-19, a vice-prefeita comemora o fato de o estado está em 5º lugar no ranking de vacinação no Brasil. “Estamos adiantados, sim. Foi divulgado que a Bahia está em 5º lugar de vacinação. Salvador, enquanto cidade, em 2º lugar, caminhando para o primeiro. Nós tínhamos ontem mais 11% da população vacinada, fruto da gente ter um aproveitamento racional das doses, com dos drive-thrus,  Vacina Express, já chegamos acima de 65 anos, os profissionais da área de saúde estão sendo vacinados de todas as categorias. O que precisa agora é chegar nos professores, chegar nos demais profissionais de serviços essenciais”, disse. 

A gestora disse, também, que ainda está esperando, junto com o prefeito Bruno Reis (DEM), a reunião com o Ministério da Saúde, prevista para ocorrer em março, prometida, na época, pelo ex-ministro Eduardo Pazuello,  com a Frente Nacional dos Prefeitos .  “Não aconteceu ainda, mas continuamos pressionando. Ontem, o nosso prefeito foi eleito vice-presidente do Consórcio da Fundação Nacional dos Prefeitos para o nordeste pra gente avançar nas compras das vacinas, nas compras internacionais”, explicou. Ainda segundo Ana Paula, a expectativa é que os professores sejam vacinados em abril para retomar as atividades educacionais na capital baiana.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp