Entretenimento
Publicado em 26/04/2024, às 18h50 Melissa Lima
O apoio da Jovem Pan à reeleição de Jair Bolsonaro (PL) em 2022 pesou no bolso. O balanço contábil aponta que o faturamento da emissora diminuiu mais de um quarto (26%) em 2023, com uma perda de receitas de pelo menos R$ 27 milhões. O prejuízo total foi de R$ 710 mil.
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O principal motivo do rombo foi a punição que a emissora recebeu do Google, que retirou a monetização de seu canal no YouTube. Além disso, houve um corte de verba de quase R$ 5 milhões anuais do governo federal.
Acusada de veicular fake news, a Jovem Pan também foi alvo de uma campanha de desmonetização, liderada pelo movimento Sleeping Giants Brasil. Diante da pressão popular, anunciantes chegaram a cancelar R$ 810 mil em um único mês,
segundo apuração do Intercept Brasil.
Para completar, a emissora ainda está na mira do Ministério Público Federal, que pediu a cassação de suas concessões por "campanha de desinformação".
Diferentemente da grande maioria das emissoras de TV e rádio, a Jovem Pan cresceu significativamente durante o governo Bolsonaro (2019-2022). Seu faturamento pulou de R$ 65,3 milhões em 2017 para R$ 103,4 milhões em 2022.
Nos quatro anos em que ocupou a cadeira da presidência, Bolsonaro destinou R$ 18,8 milhões em verbas por campanhas publicitárias à emissora, de acordo com a Folha de S.Paulo. No ano passado, o governo Lula (PT) decidiu suspender a veiculação de anúncios no canal de TV e na rádio.
O maior crescimento aconteceu por causa do YouTube, onde os canais da Jovem Pan somam 25 milhões de inscritos e 15 bilhões de visualizações, podendo gerar mais de R$ 20 milhões em receitas líquidas por ano com publicação programática.
Em novembro de 2022 porém, o Google suspendeu a monetização dos vídeos da emissora, sob a justificativa de "desinformação eleitoral e violação das diretrizes de publicidade" da plataforma. Os vídeos só voltaram a render em março deste ano.
O resultado, de acordo com balanço publicado terça-feira (23) no Diário Oficial do Estado, foi uma perda de R$ 27 milhões. O faturamento bruto da Rádio Pan-Americana S/A (sua razão social) caiu de R$ 103,4 milhões em 2022 para R$ 76,4 milhões em 2023, interrompendo uma sequência de crescimentos anuais.
Sem a verba do YouTube e do governo, a emissora se viu obrigada a cortar custos e realizar demissões. As medidas aumentaram as despesas administrativas em 70%, subindo de R$ 18,3 milhões para R$ 31,3 milhões.
Assim, a empresa fechou o ano com um prejuízo de R$ 710.599,00, depois de um lucro de R$ 21,8 milhões em 2022. Apesar dos números, a situação da Jovem Pan ainda é confortável, de acordo com o balanço, justamente por causa do acumulo dos lucros durante o governo Bolsonaro.
A empresa da família Carvalho tem uma reserva de lucros de R$ 88 milhões. Em dezembro de 2023, possuía R$ 9 milhões em caixa e outros R$ 29,8 milhões emprestados.
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