Salvador

Mais de 40% da frota de ônibus do CSN requisitada pela prefeitura tem mais de 10 anos

Bruno Concha / PMS
A prefeitura de Salvador esbarra na idade da frota do Consórcio Salvador Norte (CSN) para vender a bacia  |   Bnews - Divulgação Bruno Concha / PMS

Publicado em 05/04/2021, às 09h41   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador esbarra na idade da frota do Consórcio Salvador Norte (CSN) para vender a bacia. Conforme levantamento feito pelo BNews, 42,6% da frota de ônibus da empresa que foi requisitada pela administração pública municipal tem mais de 10 anos. Conforme o Diário Oficial do Município deste sábado (3), o Executivo municipal fez a requisição administrativa de bens móveis, imóveis, incluindo benfeitorias, equipamentos, serviços e insumos, localizados na Garagem Iguatemi, incluindo o respectivo imóvel, que serviam o CSN.

O consórcio registrou 272 coletivos desta garage, que agora passarão a ser administrados pelo Executivo municipal -, sendo quatro micro-ônibus e 34 retidos na garagem da empresa, localizada na Avenida Santiago de Compostela, próximo ao Shopping da Bahia. 

O maior número de veículos é do ano de 2010 (58), ainda há dois de 2008 e 19 de 2009. O segundo maior número é do ano de 2014 (53). Por outro lado, CSN detém 25 veículos mais novos de 2019. Não há registro de veículos fabricados ano passado.

A prefeitura finalizou a intervenção iniciada ano passado e passou a admnistrar a bacia de forma permanente, até que alguma empresa decida comprar a bacia. O Consórcio é responsável por mais de 60 linhas que transportam passageiros entre a estação Mussurunga e a estação da Lapa, passando pela orla de Salvador. Ele também é responsável por parte da alimentação da linha 2 do metrô.

Segundo a gestão municipal, além de apresentar frota sucateada, a CSN tinha de colocar 700 ônibus em operação, sendo que destes, 535 estavam em operação, o que representa 20% da frota sem utilidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp