Salvador

Pesca com bombas é flagrada por pescador na praia da Ribeira; veja vídeo

Reprodução/Twitter
Nas imagens, é possível ouvir o barulho de um dos explosivos e o efeito causado no mar   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 23/04/2021, às 10h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um pescador foi flagrado usando bombas para capturar peixes na praia da Ribeira, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (23). Um vídeo enviado á reportagem mostra a prática, que é crime ambiental.

Nas imagens, é possível ouvir o barulho de um dos explosivos e o efeito causado no mar. "Meu Deus do céu!  Aonde vai chegar a Ribeira com tanta bomba? Acabaram de colocar aqui cinco bombas. Cadê os órgãos competentes", narra o homem que fez a gravação.

Veja vídeo:

Procurado pela reportagem, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou que realiza fiscalizações para coibir a prática. "As ações são definidas conforme acolhimentos das denúncias, e nestes casos são verificados os locais de pesca, os pontos de venda dos produtos, tais como feiras livres e colônias de pescadores, verificando o controle de estoque do pescado".

Segundo o Instituto, caso o pescador seja pego em flagrante ou não tenha seu estoque declarado, terá todo o material recolhido e será autuado e doado.

O Inema ressaltou ainda que apesca predatória com o uso de explosivos acomete ao meio ambiente diversos impactos negativos, entre eles: a morte de organismos representantes da fauna do ecossistema marinho, comprometendo toda a cadeia alimentar e reprodutiva; perturbação do habitat do macro e micro organismos na área da detonação.

"Este ato criminoso acontece na Baía de Todos os Santos, causando degradação ambiental, ações danosas que levam longo tempo para serem revertidas. Existe uma legislação especifica que proíbe a pesca predatória e com uso de explosivos que são balizadoras das ações de fiscalização, tais como a Lei de Crimes Ambientais Nº 9.605/1998, o Decreto Estadual N° 14.024/2012, além de Instruções Normativas", diz a nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp