Salvador

Dona de abrigo de animais em Salvador diz que obra da prefeitura provoca alagamentos no local

Reprodução/Instagram @docelar10
Constança Costa também criticou falta de incentivo do poder público para ações gratuitas a animais de rua  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @docelar10

Publicado em 26/04/2021, às 20h11   Redação Bnews



A fundadora do abrigo de animais de Salvador Sitio Doce Lar, Constança Costa, contou nesta segunda-feira (26), em entrevista ao programa BNews Agora, na Piatã FM, que tem enfrentado problemas de alagamento após obras da prefeitura. 

“Em uma obra, a prefeitura construiu uma manilha que joga água dentro do abrigo. Canis da área de baixo estão completamente alagados. Achei que eles iriam terminar a intervenção, nunca imaginei que já tinha sido concluída”, denunciou Constança.

De acordo com a fundadora do Doce Lar, a prefeitura já foi informada sobre o problema e chegou a fazer uma visita ao local. “Apesar disso, não foi apresentada nenhuma solução”, reclamou.

Ao BNews, a Prefeitura de Salvador alegou que a obra em questão é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que pertence ao Governo do Estado. Em nota enviada à reportagem, a estatal negou a acusação do Executivo Municipal. 

Constança também defendeu a castração em massa para conter o que ela chamou de “superpopulação de animais abandonados em Salvador”. “Não dá para combater o abandono com ações educativas, também não existe um hospital público para bichos, não existem vacinas gratuitas necessárias, somente a antirrábica, então a gente precisa controlar a natalidade”, explicou.

A dona do abrigo afirmou, no entanto, que falta “muito incentivo da prefeitura”. “O pouco que se tem de serviços gratuitos é cheio de requisitos. A castração exige vacinação, prazo então a imunização e a cirurgia. Não há apoio para pós-operatório, onde vai ficar o animal que vive na rua depois do procedimento? Precisa de um plano de ação melhor elaborado.”

O Sitio Doce Lar aceita diversos tipos de doação. “Desde jornal, papelão, até resto de remédio, ajuda financeira, tudo”, informou Constança. O apoio pode ser prestado por meio do Instagram do abrigo ou pelo número de WhatsApp (71) 9 9928-2889.

*Matéria atualizada às 17h33 de 27/04/2021

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp