Salvador

Secretaria de Educação está há mais de 90 dias sem diretor pedagógico; APLB vai à Câmara

Dinaldo Silva/ BNews
Ao BNews, a assessoria de comunicação da pasta afirmou que um novo titular para a diretoria deve ser nomeado nesta terça-feira (27)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 27/04/2021, às 10h45   Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

A educação municipal de Salvador está há 91 dias sem um diretor pedagógico. A informação foi confirmada pelo BNews junto à secretaria.

Última diretora, Joelice Braga deixou a diretoria pedagógica no dia 25 de janeiro e, desde então, o cargo permanece vago.

Conforme decreto, é de responsabilidade da Dipe "elaborar, implementar, acompanhar, monitorar e coordenar as políticas educacionais e pedagógicas" da educação municipal.

Em entrevista ao BNews, Rui Oliveira, presidente da Associação dos Professores Licenciados do Brasil - Secção Bahia (APLB-BA), lamentou o fato, o qual considerou "muito grave".

"É muito ruim. A diretoria pedagógica é centro nevrálgico da educação. Como pode, durante quase cem dias, uma secretaria de Educação ficar sem diretor pedagógico? É como se tivesse andando no escuro. Não sabe de planejamento, não sabe de dinâmica, como orientar gestores, diretores de escolas, qual é a base pedagógica do projeto remoto... Não tem quem faça isso. Fica batendo cabeça. É lamentável", criticou.

"A diretoria pedagógica é o cérebro da coordenação. Sem ela, fica sem direção, sem planejamento, andando no escuro, tateando, batendo cabeça [...] É como se estivesse guiando uma locomotiva sem ninguém pra dirigir. Só está em cima do trilho, mas qual a velocidade média, mínima, onde para, não sabe. É essa a responsabilidade de quem quer aulas presenciais?", questionou o representante.

O presidente da APLB afirmou que a entidade vai procurar a Comissão de Educação da Câmara Municipal para tratar do assunto.

O BNews tentou ouvir o secretário municipal de Educação, Marcelo Oliveira, mas não teve resposta até a publicação da matéria.

À reportagem, a assessoria de comunicação da secretaria afirmou que um novo diretor pedagógico deve ser nomeado nesta terça-feira (27).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp