Salvador

Vai mandar seu filho pra escola nesta segunda? Veja as principais orientações sobre o retorno das aulas

Dinaldo Silva/BNews
Escolas retomarão as aulas presenciais nesta segunda-feira (3)   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 02/05/2021, às 10h19   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após mais de um ano fechadas em razão da pandemia da Covid-19, as escolas da rede municipal de ensino de Salvador retomarão as aulas presenciais nesta segunda-feira (3). Pelo menos é o que espera a prefeitura. Os professores. por sua vez, prometeram só retornar às salas de aula quando toda a categoria for vacinada contra a Covid-19. Até o momento, apenas trabalhadores da educação a partir de 40 anos receberam, pelo menos, a primeira dose do imunizante.

Enquanto o imbróglio não é resolvido, o BNews separou as principais orientações determinadas pela prefeitura para o retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino. 

Neste primeiro momento, os alunos frequentarão em sistema de rodízio seguindo o manual operacional que define o número de alunos em sala de aula. No dia que o aluno não estiver na escola, terá atividades programadas em casa. Confira abaixo algumas orientações:

- A entrada na escola estará temporariamente suspensa para os pais ou responsáveis. Apenas estudantes e funcionários poderão ter acesso ao espaço, com o intuito de proteger a saúde de todos.

- Todos devem lavar as mãos com água e sabão ou fazer uso do álcool a 70%.

- O uso de máscara é obrigatório.

- É proibido o compartilhamento de objetos de uso pessoal, copos, pratos, talheres, alimentos ou bebidas, com outras pessoas.

- Ao espirrar ou tossir o estudante não deve usar as mãos para cobrir o rosto, e sim a parte interna do braço.

- É necessária atenção às reações do estudante nesse período. É normal que ele se sinta triste e confuso. Mostre que a segurança dele está em primeiro lugar.

- Se o estudante estiver doente ou com temperatura superior a 37,5°C, não deve ir à escola. Procure ajuda médica.
-Dentro da sala de aula é preciso obedecer às marcações. Fora da sala de aula, manter sempre uma distância mínima de 1,5m entre todos.

Para o secretário da Educação, Marcelo Oliveira, a retomada das aulas presenciais é necessária para evitar que o dano seja ainda maior em relação ao aprendizado dos alunos. “Não é possível continuar com esse afastamento das crianças do ambiente escolar, elas estão sendo extremamente prejudicadas. O ensino exclusivamente remoto não atende às necessidades dessas crianças.”

Ele ainda destaca a necessidade da presença física do professor. “Serão, no máximo, 15 alunos por turma, com todas as condições sanitárias atendidas, com protocolos de segurança e adaptações necessárias que foram feitas na estrutura da escola para este momento de pandemia. Já foram vacinados 80% dos professores, apenas aqueles com menos de 40 anos, público pouco vulnerável às formas mais graves da doença, que ainda não foram imunizados. Não podemos esperar mais para retornar às aulas presenciais”, avisa o secretário.

Impasse

A prefeitura de Salvador e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB)  realizaram reuniões, após a categoria informar que não retornaria às aulas presenciais da rede municipal nesta segunda. Os encontros, porém, terminaram sem acordo e os professores mantiveram o posicionamento de que só voltarão às aulas com toda a categoria imunizada.

O retorno às aulas presenciais também foi debatido pelos professores da rede particular. O Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (Sinpro-BA), que representa os docentes da rede privada de ensino, informou que 500 professores participaram da assembleia, que discutiu sobre retorno ou não das atividades. Desse total, 98% dos participantes da assembleia votaram pelo não retorno as atividades presenciais e semipresenciais. 

A volta às aulas já tinha sido anunciada pelo prefeito Bruno Reis no dia 23 de abril.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp