Salvador

“Os clientes são lesados e deixam de reclamar por constrangimento”, diz diretor do Procon sobre serviços oferecidos em motéis

Arquivo / BNews
Iratan Vilas Boas participou do BNews Agora, da Piatã FM   |   Bnews - Divulgação Arquivo / BNews

Publicado em 07/06/2021, às 20h17   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O diretor de fiscalização da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), Iratan Vilas Boas, participou do BNews Agora, da Piatã FM, na noite desta segunda-feira (7). Durante a entrevista, Vilas Boas destacou as ações que o órgão vem fazendo durante o ano, e de que forma a instituição vai intensificar a fiscalização denominada ‘Afrodite’ nos próximos dias por conta do Dia dos Namorados, comemorado no próximo dia 12 de junho. 

“Nós deflagramos essa operação, não é uma operação nova, a gente já vem fazendo essa operação há mais ou menos cinco anos, ela tem uma importância relevante porque ajuda na proteção efetiva dos consumidores, tem o objetivo de consertar principalmente o mercado de consumo voltado às compras do Dia dos Namorados, nós fazemos visitas em lojas, em grandes centros comerciais principalmente aquelas lojas que comercializam peças íntimas que fazem parte do hall de presentes dos namorados, Nós visitamos aquelas lojas apelidadas de lojas secretas, de sex shop, as venda ficam bastante aquecida nesse período e na semana mesmo dos namorados fazemos as visitas aos motéis, que na semana dos namorados enfrentam longas filas, a procura dos consumidores é muito grande”, disse. 

Sobre os motéis, Iratan disse que as fiscalizações costumam ir a locais onde os clientes não tem acesso, e que em muitos casos o cliente lesado nesses estabelecimentos, deixam de procurar o Procon por conta do constrangimento. 

“Na maioria das vezes os consumidores lesados não fazem queixa, é constrangedor, aquele consumidor que passa um dano moral, que passa uma dificuldade dentro de um motel ele não vai ao órgão de defesa do consumidor, muitas vezes eles são lesados e deixam de reclamar em razão do constrangimento por conta da situação específica, nós fazemos sim uma fiscalização, nós vamos onde os consumidores não vão, por exemplo, nas cozinhas dos motéis, no almoxarifado, a gente vai verificar a questão da higiene,  a gente verifica se os produtos alimentícios estão sendo armazenados de forma correta, se as informações obrigatórias estão sendo colocadas assim como fazemos nos restaurantes.  Nos verificamos os prazos de validades de todos os produtos possíveis, principalmente no frigobar”. 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp