Salvador

Salvador contará com o primeiro Grupo Brasileiro de Doenças Peritoneais

Divulgação
O peritônio, maior membrana do corpo, reveste o interior do abdômen (barriga), protegendo órgãos como o intestino, fígado, estômago e ovários  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/06/2021, às 17h55   Redação BNews



Salvador contará com o primeiro Grupo Brasileiro de Doenças Peritoneais. A iniciativa, que será lançada nesta segunda-feira (28), é capitaneada pela a Rede D’Or São Luiz, que possui unidades de saúde em oito estados, incluindo a Bahia e o Distrito Federal.

O peritônio, maior membrana do corpo, reveste o interior do abdômen (barriga), protegendo órgãos como o intestino, fígado, estômago e ovários. As doenças peritoneais atingem cerca de 15 mil pessoas no Brasil a cada ano. O Grupo tem como o objetivo reunir médicos especialistas para o desenvolvimento de pesquisas, estudos clínicos e estabelecer um protocolo nacional de tratamentos para a melhora clínica dos pacientes, além de, em alguns casos, proporcionar condições de sobrevida e cura.

Na cerimônia de lançamento desta segunda-feira, estarão presentes o cirurgião geral da Rede D’Or São Luiz, Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, e oncologistas dos hospitais Aliança, São Rafael, Cardiopulmonar e Clinica CEHO (unidades da RDSL na Bahia). Cada estado contará com um núcleo regional, sendo que na Bahia o cirurgião oncológico Dr. Claudio Quadros será o responsável.

“O Grupo Brasileiro de Doenças Peritoneais é um marco no tratamento das neoplasias peritoneais no Brasil por viabilizar que pacientes em todo o território nacional possam ser tratados por equipe multidisciplinar, com os protocolos oncológicos mais atuais e efetivos. Um dos maiores ganhos é criarmos uma verdadeira rede de troca de informações, definição de terapêuticas e possibilidade de tratamento que buscam o mais eficiente resultado para cada caso”, destacou Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo. 

Na Bahia, foram realizadas cerca de cinco cirurgias desse tipo para tratar o mesotelioma do peritônio, considerando um câncer raro.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp