Salvador

Semana da Diversidade em Salvador tem início marcado por homenagem no Dia do Orgulho LGBTQIA+

Bruno Concha/Secom
Veja a programação da semana  |   Bnews - Divulgação Bruno Concha/Secom

Publicado em 28/06/2021, às 18h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado nesta segunda-feira (28), foi marcado por uma homenagem  póstuma ao primeiro coordenador de Políticas e Promoção da Cidadania LGBT e militante da causa em Salvador, Vida Bruno. A prefeitura oficializou a renomeação do Centro Municipal de Referência LGBT+, agora nomeado de Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno.

Nesta segunda também teve início a Semana da Diversidade em Salvador, de 28 a 30 de junho, onde irá ocorrer ações nos campos da saúde, jurídico e social, além da exposição Com Orgulho, realizada com curadoria da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e que reúne obras de artistas plásticos como Kátia Cunha, Jamile Macedo, Hamilton Lima e Leonel Mattos. As ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), por meio do Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno e do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros CMLGBT+.

Presente na renomeação do Centro, o prefeito Bruno Reis (DEM) discursou sobre a diversidade na capital baiana e pregou respeito de todos. "Nós moramos na capital da diversidade, uma cidade com três milhões de habitantes. Cada um tem a sua opinião, opção e ponto de vista, mas, como prefeito, o meu papel é construir uma sociedade em harmonia onde as pessoas tenham a capacidade de respeitar o pensamento do outro e as individualidades de cada um", afirmou. 

"O orgulho LGBTQIA+ não se resume em um único dia nem em um único mês. Ele vem para dizer à sociedade sobre a nossa existência, sobre a nossa resistência e para lembrar que a garantia dos direitos universais, básicos e essenciais é uma demanda nossa", ressaltou o presidente do CMLGBT+, Walter Pinto.

A titular da Semur, Ivete Sacramento, contou que um dos objetivos da série de atividades programadas para a semana é informar ao público sobre a importância do centro e, ao mesmo tempo, homenagear Vida Bruno – primeiro coordenador da estrutura, fruto do projeto e trabalho desenvolvido por ele. 

"Essa é a Semana da Diversidade porque nós somos diversos e únicos como seres humanos, independentemente da orientação, da cor ou de qualquer outra singularidade", afirmou a secretária.

PROGRAMAÇÃO – SEMANA DA DIVERSIDADE EM SALVADOR

A partir do dia 28 (segunda-feira)
Mostra Coletiva de Artes Plásticas Com Orgulho.
Local: Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno – Rio Vermelho

De 28 a 30/6
18h – Iluminação nas cores do arco-íris.
Locais: fontes luminosas das praças da Sé e 2 de Julho (Campo Grande) e fachada da Câmara de Vereadores de Salvador.

Dia 29 (terça-feira)
13h - Palestra "Atendimento ginecológico às pessoas transexuais", com Dra. Jaqueline Espírito Santo.
Local: Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno – Rio Vermelho

Dia 30 (quarta-feira)
13h - Roda de Diálogo - Diversidade etária “A vida LGBT+ depois dos 60 anos”, com o antropólogo da Ufba, Luiz Mott.
Local: Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno – Rio Vermelho

19h - Live: Você conhece a Lei Teu Nascimento?
Mediador: Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgêneros – CMLGBT+
Transmissão: Página @cmlgbt no Instagram

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp