Salvador

Chefe da Transalvador defende diminuição de velocidade nas vias: ‘Evita congestionamento e reduz acidentes’

Divulgação/Limpurb
Bnews - Divulgação Divulgação/Limpurb

Publicado em 14/07/2021, às 20h27   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O superintendente da Transalvador, Marcus Passos, afirmou nesta quarta-feira (14), em entrevista ao prograBNews Agora, da Piatã FM, que a diminuição da velocidade máxima nas principais vias de Salvador “evita congestionamentos” e “reduz taxa de acidentes”. 

“A minha vontade é readequar a velocidade de algumas vias de Salvador, que é uma cidade que vem crescendo ao longo dos últimos anos e aumentando os veículos nas ruas. Hoje o município atingiu mais de 1 milhão de carros, o que compromete muito as vias, que acabam ficando espremidas. As pessoas acham que diminuir a velocidade máxima aumenta o engarrafamento, mas é o contrário: evita congestionamentos, porque cria um fluxo perene”, argumentou. 

O chefe de trânsito também afirmou que a diminuição da velocidade tende a provocar um recuo na taxa de acidentes.
“No Rio Vermelho, por exemplo, que passou por uma requalificação estrutural e consequente readequação no tráfego, os acidentes reduziram de 107 para apenas oito entre 2015, antes da reforma, e 2016, após as intervenções.”

Marcus disse ainda que manter as principais vias em até 60 km/h não é apenas um pensamento da capital baiana, mas sim “um movimento mundial”, que já é aplicado em importantes cidades do Brasil. 

“São Paulo não tem nenhuma via sem ser marginal com mais de 60 km/h, Fortaleza tem as  principais vias com 50 e 60 km/h. Aqui, as pessoas acabam imprimindo uma velocidade que não é a ideal, por causa do grande fluxo”, afirmou. 

O superintendente disse, no entanto, que a saída da BR-324 ainda dentro da cidade e a Avenida Luís Viana Filho (Av. Paralela) são duas vias que ainda não estão nos planos para terem a velocidade diminuída. “Mas avenidas como Garibaldi, Magalhães Neto, já estão no projeto de readequação”, concluiu. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp